Formação

A Palavra de Deus nos educa na fé

comshalom

IMG_9104Abordo um aspecto fundamental da Palavra de Deus: a função de educar-nos na fé. A pessoa humana tem sempre diversos questionamentos de cunho existencial, como a origem e a finalidade de nossa existência, o Transcendente e nossa relação com Ele e com os nossos semelhantes…

A verdadeira e definitiva resposta a tudo isso encontra-se na Palavra de Deus. Por que existo? Em primeiro lugar, porque o próprio Deus existe e me relaciona com a sua vida. Ele me conhece e me ama desde toda a eternidade e, por isso, quis que eu existisse no tempo. São tantos os sinais de que Deus nos fez para Ele, a fim de que, ao buscá-lo, o pudéssemos encontrar! Se temos uma inteligência racional e uma vontade livre, é porque participamos, embora em grau limitado, dos mesmos atributos dAquele que é o Ser Absoluto, a Sabedoria Eterna,jamais condicionada ou determinada por nada nem por ninguém.

Nossa busca de Deus nos impele a encontrá-lo e, consequentemente, a dialogar com Ele. A maioria dos Salmos se abre nesta perspectiva: “É bom louvar ao Senhor e cantar Salmos ao vosso nome, ó Altíssimo” (Sl91[92],2). Além disso, sendo Deus o próprio Amor, tudo o que somos e o que temos não está destinado à apropriação, mas à abertura ao outro, no dom de si mesmo.

“Toda a Escritura é inspirada por Deus, útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra” (2Tm 3,16). A leitura frequente e meditada da Bíblia nos orienta em todas essas dimensões. A função de ensinar, própria dos Pastores da Igreja, não seria possível sem o instrumento mediador, que é a Palavra de Deus. De outro modo, o que se comunicaria aos fiéis? Um pensamento apenas racional e, ainda por cima, subjetivo? Qualquer ideologia ou sistema filosófico adotado, certamente, nos aprisionaria a este mundo e não motivaria ninguém a ultrapassar os próprios limites.

Mas, Jesus veio trazer a Palavra do Pai, sob a forma de lições de amor e vida, que nos conduzem ao caminho da felicidade: “Eu sou a Verdade” (Jo 14,6). Não veio nos ensinar “verdades”, mas a Verdade única e total. Ao iniciar a sua última semana entre nós, Ele afirmou, categoricamente: “Eu vim ao mundo para dar testemunho da verdade” (Jo18,37). Disse isso frente a Pilatos, que o condenou covardemente, mediante falsos testemunhos, em desacordo com a seriedade da leiromana. Mas, pela sua Ressurreição, Jesus nos garantiu a certeza absoluta e definitiva da eternidade feliz, isto é, a morada na casa doPai, em clima de completa felicidade perene.

Com o auxílio e a inspiração do Espírito Santo, seus discípulos empreendem a sempre renovada missão de tornar a Verdade compreensível para todos os povos, nas diversas etapas da história humana. Tudo começou com os Apóstolos, dentre eles o convertido Saulo de Tarso, nosso grande São Paulo que conhecia, profundamente, os textos da Antiga Aliança. Mediante a experiência pessoal que teve com o Senhor, ainda na estrada de Damasco, e depois no deserto da Arábia, chegou à plena interpretação do conteúdo daqueles textos. Passou, então, a anunciar a Palavra de Deus com uma competência e inspiração jamais igualadas, tornando-se o grande teólogo do Novo Testamento e o maior evangelizador e missionário de todos os tempos.

Quantos de nossos irmãos aderiram totalmente à Sagrada Escritura! Lendo e meditando-a, chegou ao discurso de Jesus sobre a Eucaristia, no Evangelho de São João (cf. Jo 6). Eis a cena: Jesus começou a falar deseu Corpo e Sangue como nosso alimento, mas muitos dos ouvintes não compreenderam o sentido espiritual de sua mensagem e se afastaram. O Mestre volta-se para os Apóstolos e indaga se eles também querem ir embora. Respondendo em nome dos Doze, Pedro professa a fé no Cristo, numa das mais belas passagens da Sagrada Escritura: “Senhor, a quem iríamos nós? Só tu tens palavras de vida eterna. E nós cremos e sabemos que Tu és o Santo de Deus” (Jo 6,68-69).

A Palavra de Deus nos anima. Quando se reza com o texto aberto em nossas mãos, ou quando alguém o lê para nós e nos apropriamos dele, a Palavra penetra em nosso íntimo, nos acalenta e alegra, converte nossos sentimentos e nossos corações. A partir da atuação de cada um de nós, a Palavra de Deus cria e fortalece as nossas comunidades – as pequenas comunidades paroquiais e a grande comunidade, a família de Deus, que é a Santa Igreja de Cristo. Ela é alimentada pela Palavra, confirmada pelos Sacramentos e conduzida pelo próprio Cristo, até os braços do Pai, na eternidade, como Igreja Triunfante.

Habitamos aqui como no exílio, longe da Pátria definitiva, da qual sentimos saudades. Quando rezamos a Salve-Rainha, apresentamo-nos como filhos degredados, que gemem e choram neste vale de lágrimas, ansiando pelo fim do nosso desterro. E pedimos à clemente e piedosa Mãe que nos conduza, finalmente, à morada celeste, único termo de chegada.

Entretanto, lá não chegaremos, se não formos conduzidos pelos ensinamentos da Palavra de Deus. Daí a esperançosa expectativa que nutrimos, quanto ao documento pós-sinodal, que esperamos ansiosos, como um presente, que nos virá do Sínodo último. A Igreja guarda o depósito da fé e interpreta para nós a Palavra, justamente para que todos tenhamos acesso às riquezas inesgotáveis que ela encerra, pois a Palavra de Deus nos acompanha, afervora e transforma em participantes dos próprios Mistérios sagrados de Deus.

 

Formação: Fev.2009

18.05Esta é a história dos peregrinos Richard e Danielle Borgman. Com muitos questionamentos e corações que se negavam a descansar até que encontrassem as respostas. A peregrinação começou no Cristianismo Protestante Evangélico, até chegar ao Jardim de Deus, a Igreja Católica. Neste livro, o leitor encontrará respostas fundamentais para uma boa evangelização. O seu coração está sedento? Você talvez se identifique com esta caminhada.

Adquira o seu [AQUI]


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.