Motivado pela inspiração Divina no retiro das autoridades da Comunidade Shalom “Chorai pelos que choram, sofrei pelos que sofrem, essa será a vossa alegria”. Iniciamos neste mês, uma série de testemunhos de missionários da Comunidade de Aliança que foram em missão.
Abrindo a série, o Missionário da Comunidade de Aliança, Flávio Medeiros. (Mantido o tom coloquial)
Sempre tive no meu coração o desejo de me desligar de tudo e de todos para passar um tempo exclusivo como missionário. As atividades da vida e as buscas pessoais sempre me faziam adiar a realização deste desejo.
Lembro que em uma reciclagem (retiro de 10 dias para membros da comunidade de aliança e comunidade de vida) o Senhor não apenas falou e sim gritou para eu poder ir em missão. Dentre as várias visualizações e sinais que o Senhor me deu, não me esqueço da imagem de um barco onde eu estava dentro e ia para um lugar muito longe, tão longe que me perdia no oceano.
Decidido em cumprir o que Deus me chamava tomei a coragem e falei com minha namorada, família e autoridades sobre o desejo de ir em missão. Muitas coisas se levantaram, porém em apenas uma me firmei: seguir a voz Daquele que me amou primeiro.
Quando chegou a resposta tive a feliz notícia de ser enviado para Toulon na França, porém algo me questionava: como vou para um país que não sei falar o básico? (Risos?)
Meus irmãos Deus cuidou de tudo!!! Estava decidido a partir. Estando no último ano da faculdade muitos me pediam para acabar e depois ir, tendo mais de 4
anos de namoro muitos falavam que eu deveria me casar e não deixar minha namorada “só” e por aí vai…
Nunca me esqueço de uma pessoa que me disse “você vai e Nossa Senhora fica no seu lugar”.
Por vontade de Deus conclui minha faculdade, antes de partir (visto que demorou cerca de 10 meses) e Deus cuidou de acalmar todas as vozes que gritavam.
Tocar na inculturação e perceber que o homem sofre porque não conhece a Deus foi algo marcante neste tempo de missão.
Passei dois anos em missão onde pude coordenar um grupo de oração, a lanchonete, ser acompanhador vocacional e pessoal dentre outras tarefas…
O Carisma Shalom é universal. Ver europeus tendo uma experiência com Deus e conhecendo o ressuscitado que passou pela cruz é algo maravilhoso.
Na terra de Santa Teresinha aprendi que são nas pequenas coisas que colheremos os frutos. Em cada ato, por menor que seja, estávamos dando os nossos melhores perfumes por amor a Deus.
Por bondade do Senhor, quando estava no último ano de missão foi liberado meu noivado com a Fabiana. Ela foi para Toulon e tivemos lá a bênção das alianças e a missa em ação de graças. Após uma confraternização com os missionários e franceses que lá moravam.
Ter partido em missão foi um divisor de águas em minha vida. Deus fez muito e sou profundamente grato pela Sua obra em minha vida.
Partirei em missão quantas vezes for preciso, pois há mais alegria em dar do que em receber.
Que Nossa Senhora nos abençoe nesta caminhada rumo ao Céu.