Igreja

4 conselhos do Papa Francisco para você buscar o autodomínio

“Num mundo onde tanta gente se gaba de dizer o que pensa, a pessoa temperante prefere, ao contrário, pensar no que diz”, afirmou o Santo Padre na Audiência Geral sobre a virtude da temperança.

comshalom
FOTO: VATICAN MEDIA

A temperança foi o tema da última catequese do Papa Francisco da série sobre Vícios e Virtudes. Na manhã desta quarta-feira, 17 de abril, o Pontífice deixou preciosos ensinamentos para os fiéis buscarem aquela que ele define como a “capacidade de autodomínio”.

Ele recordou a definição do Catecismo da Igreja Católica sobre a quarta virtude cardeal: 

A temperança é a virtude moral que modera a atração pelos prazeres e procura o equilíbrio no uso dos bens criados. Assegura o domínio da vontade sobre os instintos e mantém os desejos dentro dos limites da honestidade. A pessoa temperante orienta para o bem seus apetites sensíveis, guarda uma santa discrição e “não se deixa levar a seguir as paixões do coração”. (CIC 1809)

>> Conheça o canal do WhatsApp da Comunidade Shalom

A seguir, confira 4 conselhos do Papa Francisco para lhe ajudar a viver o autodomínio:

Pensar no que diz 

Num mundo onde tanta gente se gaba de dizer o que pensa, a pessoa temperante prefere, ao contrário, pensar no que diz. Compreendeis a diferença? Não dizer o que me vem à mente, assim… Não, pensar no que devo dizer. Não fazer promessas superficiais, mas assumir compromissos na medida em que os pudermos cumprir.”

Buscar a medida certa

Quantas pessoas que quiseram experimentar tudo vorazmente acabaram por perder o gosto por tudo! Então, é melhor procurar a medida certa: por exemplo, para apreciar um bom vinho, é melhor saboreá-lo em pequenos goles do que engoli-lo de uma só vez. Todos nós sabemos isto….Eis as palavras: a medida certa, a maneira certa.

Demonstrar empatia

Em certos casos, o temperante consegue conciliar os extremos: afirma princípios absolutos, reivindica valores não negociáveis, mas sabe também compreender as pessoas e demonstra empatia por elas. Demonstra empatia.”

Ser humilde  

“…temperança combina bem com atitudes evangélicas como a pequenez, a discrição, o escondimento, a mansidão. Quem é temperante aprecia a estima dos outros, mas não faz dela o único critério de cada ação e de cada palavra. É sensível, sabe chorar e não se envergonha de o fazer, mas não chora sobre si próprio. Derrotado, levanta-se de novo; vitorioso, é capaz de regressar à sua vida escondida de sempre. Não procura aplausos, mas sabe que precisa dos outros.” 

Veja também | Papa Francisco aponta a virtude da Fortaleza para derrotar a ansiedade

Inscreva-se agora no curso ‘Vida Nova’ e aprofunde sobre a Ressurreição de Cristo

Estão abertas as inscrições para o curso “Vida Nova – Como viver a partir da Ressurreição?” preparado pela Comunidade Católica Shalom para todos que desejam aprofundar a experiência com Cristo Ressuscitado. A formação é composta por seis módulos, e pode ser utilizada em grupos de oração e também para ser aprofundada de forma pessoal.

[Clique e inscreva-se agora no curso Vida Nova]

Obrigado por ter lido esta notícia. Inscreva-se na nossa newsletter e receba conteúdos como este sobre a Igreja.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.