Notícias

5 maneiras de aliviar o sofrimento de pessoas em situação de rua no calor

comshalom
Muitas pessoas em situação de rua sofrem com o calor escaldante das nossas cidades no verão

O verão brasileiro é conhecido pelas altas temperaturas. Em algumas cidades do país o termômetro chega a marcar mais de 40°C e a sensação térmica fica extenuante. Se para nós que podemos nos refrescar com um banho gelado ou passar o dia em frente ao ventilador já é difícil, imagina para os irmãos em situação de rua. Por isso, preparamos uma lista com algumas dicas do que você pode fazer para aliviar o sofrimento das pessoas em situação de rua no calor.

Leia também| Quem o Shalom Amigo dos Pobres atende?

Leve uma garrafinha de água gelada com você ao sair de casa

É muito importante estarmos hidratados o ano todo, especialmente nos dias mais quentes. Porém, muitas pessoas em situação de rua encontram dificuldade para conseguir água nos bares das cidades. Por isso, você pode colocar na sua geladeira uma garrafinha de água e toda vez que sair levá-la consigo e entregar ao primeiro irmão que encontrar. Assim, você vai ajudar a aliviar o sofrimento causado pelo calor.

Doe chinelos

Imagina como deve ser difícil pisar com os pés descalços em um chão quente. E, infelizmente, pessoas andando com os pés no chão não é uma cena rara de se encontrar nas nossas cidades. Nesse sentido, você pode se oferecer para comprar um chinelo de presente para alguém que esteja descalço.

Doe roupas frescas

Que a transpiração aumenta muito em dias quentes todo mundo sabe. Por isso, os especialistas são unânimes ao indicar uso de roupas frescas, com tecidos mais leves para se passar os dias de forma mais tranquila e confortável. Que tal olhar dentro do seu guarda-roupa e selecionar que você não usa mais e atendam a esse quesito? Você pode levar uma muda na bolsa ao sair de casa e oferecer a um irmão em situação de rua que encontrar pelo caminho.

Informe-se sobre lugares de banho gratuito na sua cidade

Muitas prefeituras e casas religiosas oferecem locais para banho gratuito para pessoas em situação de rua. Assim, procure se informar sobre os locais disponíveis e oriente aqueles que encontrar pelo caminho. Se quiser ir além, você pode pagar o transporte público para garantir que a pessoa chegue ao local e se refresque um pouco.

Veja aqui os locais disponibilizados pela prefeitura de Fortaleza

Evangelize

É claro que precisamos de atos concretos para aliviar o sofrimento dos mais pobres. Mas, acima de tudo, nosso alvo sempre será a evangelização dessas pessoas. Sem dúvida, o desconhecimento de Deus é o maior sofrimento das pessoas em situação de rua. Dessa forma, use as estratégias acima como um bom pretexto para se aproximar dos pequeninos do reino e evangelize. Uma medalhinha ou um terço podem ser uma maneira de se falar do Amor de Deus para eles.

Shalom Amigo dos Pobres – alívio para o sofrimento das pessoas em situação de rua

A Comunidade Católica Shalom dedica um projeto exclusivo aos pobres. O Projeto Shalom Amigo dos Pobres surgiu durante a pandemia de Covid-19 em 2020. A ação começou em Fortaleza com o objetivo de oferecer apoio e assistência às pessoas em situação de rua.

Muitas pessoas em situação de rua tiveram a oportunidade de mudar de vida por meio desses serviços disponibilizados pelo Shalom Amigo dos Pobres, que se preocupa ainda com a reinserção social de cada pessoa que é acolhida durante as ações. Entre os testemunhos daqueles que usufruíram dos serviços, é possível encontrar pessoas que foram encaminhadas para comunidades terapêuticas, que conseguiram um emprego e que reataram os laços com a família.

Clique aqui e colabora com o Projeto Shalom Amigo dos Pobres


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.