Notícias

Dom Roberto Lopes abre itinerário espiritual do Retiro de Semana Santa 2023

O bispo auxiliar do Rio de Janeiro meditou sobre o tema “Tudo está consumado”.

comshalom
Fotógrafo: Yago Oliveira

A Comunidade Católica Shalom deu início ao Retiro de Semana Santa no Rio de Janeiro, mais uma vez realizado na Catedral Metropolitana. No primeiro dia formativo deste itinerário até a Páscoa do Senhor, Dom Roberto Lopes apresentou o tema “Tudo está consumado”. O bispo trouxe uma reflexão acerca da frase dita pelo próprio Cristo no ápice de seu sofrimento na cruz.

A partilha sobre esta fala tão conhecida começou com a leitura do trecho de João 19, 28, quando o Senhor Jesus Cristo, pregado na cruz dizia aos que O torturavam: “Tenho sede”. Ali o filho de Deus recebeu uma esponja embebida em vinagre. Dom Roberto nos alerta que Jesus tem sede da nossa sede. É a nossa sede pelo amor perfeito, pela completude da alma e pela paz profunda que só Ele pode nos dar.

Tudo está consumado

Jesus, na Cruz, tomando do vinagre da esponja, afirma: “Tudo está consumado”. Em sua reflexão, Dom Roberto nos ajuda a adentrar melhor no mistério desta frase tão forte. Tudo está consumado significa “está totalmente pago”. Ali, na cruz, todas as profecias do antigo testamento estavam realizadas e concluídas.

Consumar, ou seja, concluir sua missão, custou para o Senhor um alto preço, mas Ele suportou e cumpriu o que Lhe cabia firmemente. Jesus suportou toda tortura envolvida no cumprimento de sua incumbência. Em momento algum Jesus tentou desistir, mas nós desistimos com tanta facilidade de carregar as nossas cruzes.

Dom Roberto ainda faz memória de que o tempo passava, hora após hora, mas ele se mantinha firme, como filho de Deus e homem das dores.

É neste mistério da Paixão do Senhor que hoje mergulhamos. Recordando o que o Catecismo da Igreja Católica nos traz, vemos que Cristo desceu aos abismos da morte, para que os mortos ouvissem a voz do Filho do Homem e para os que a ouvissem vivessem (Jo 5, 25).

Que neste Retiro de Semana Santa, que apenas começou, os nossos corações sejam um bom terreno para acolher a boa semente: semente de cruz, de ressurreição, de eternidade.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.