Shalom

Série a Igreja em saída: Espaço de paz

No ano de 2022, a Comunidade Católica Shalom inaugurou o Espaço de Paz, em Chaves (PA), na Ilha de Marajó. Em março de 2023, foi iniciada a construção de um novo espaço em Fortaleza, Ceará.

comshalom

Através de um processo formativo integral, o Espaço de Paz tem como missão ser instrumento da promoção de uma cultura de Paz e ser também um local para educar crianças e jovens em  lugares de alta vulnerabilidade social em decorrência da pobreza. 

 O projeto social promovido pela Comunidade Shalom é destinado àss crianças e  aos jovens de 6 a 18 anos. São  realizadas atividades pedagógicas com uma equipe multidisciplinar composta por professores, voluntários e missionários. A oferta formativa conta com o estudo de línguas estrangeiras, reforço escolar, ensino por meio de parábolas e histórias de superação, testemunhos, dinâmicas de grupo, partilhas, oficinas criativo-literárias.

Para os adolescentes e jovens são disponibilizados também cursos básicos de informática, cursos preparatórios para o Enem, além de aulas de robótica, estética, técnicas agrícolas e de pesca, além de atividades de qualificação profissional e oficinas de artesanato, costura e culinária. São realizadas ainda atividades voltadas para as famílias dos jovens assistidos.

Oásis de Misericórdia – Espaço de Paz Chaves

Inaugurado no ano de 2022, o espaço da Paz em Chaves se localiza no Bairro Flor do Campo. Há 27 anos a Comunidade Católica Shalom está presente em terras marajoaras, mas com a implantação do Espaço as atividades ganharam novo impulso. Dilma França, missionária que vive em Chaves há quase 13 anos, afirma que a Missão é apaixonante. “O Espaço de Paz é um sonho há mais de dez anos e ele se tornou realidade. Quando a gente vai tocando nisso não tem como você não se envolver, não se emocionar, não encher o coração de alegria e principalmente de gratidão a Deus e gratidão a todos os irmãos da Comunidade e também de fora que direta ou indiretamente contribuíram para que esse sonho se tornasse realidade”.

Breno Teles, um dos jovens assistidos pela Escola, testemunhou, em carta aberta endereçada aos educadores, a sua gratidão e os frutos do seu percurso educativo. Estes educadores, que nos ensinaram valores muito maiores do que o mundo poderia nos ensinar, valores como: humildade, respeito mútuo e tantos outros. Nos ensinaram que somos uma família, que diante de tudo podemos contar uns com os outros. Acima de tudo ensinaram que em tudo podemos ver Deus, seja no esporte, através do cuidado, bem-estar do outro, pois o corpo do outro também é templo do Espírito Santo, ou até mesmo nas aulas de Educação Ambiental onde aprendemos que Deus criou tudo, e deixou para podermos cuidar da melhor forma.

A convicção que anima o funcionamento e desenvolvimento dos Espaço de Paz é de que a Paz é uma experiência difusa: havendo sido tocado, surge o desejo, então, de comunicá-la e, assim, consequentemente, inicia-se a construção de  um mundo de Paz.

Leia também: O que é o Espaço de Paz e como ajudar?

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.