Há nove anos o Carisma Shalom chegava a Alemanha. Depois de um ano de imersão na língua e na cultura do país, um grupo de missionários deu início às ações de evangelização na cidade de Arnsberg. De lá para cá, a evangelização em terras germânicas tem caminhado a passos lentos, mas sempre constantes. O país vive um período de aridez espiritual, perceptível na própria ação e missão da Igreja local, que tem sofrido com uma grande evasão de fiéis.
Buscando ser reposta nesta cultura e colaboradora com a missão da Igreja, a Comunidade conta com oito missionários de Vida e 11 de Aliança no país. Nenhum é alemão, no entanto são pessoas de diversas culturas e nacionalidades, que expressam a universalidade do Carisma. Com criatividade e ousadia, os missionários buscam evangelizar as terras germânicas por meio de ações em centros jovens e nas ruas.
A Obra Shalom do país já conta com 19 pessoas engajadas em grupos de oração: nove são adultos mais velhos e dez jovens adultos. Para a Responsável Local (RL) Michele Magalhães, a barreira do idioma tem sido um dos principais desafios para a evangelização no país.
Apaixonados por Deus e apaixonados pela evangelização, os missionários também transbordam o Carisma através de noites de louvor e vigílias de evangelização, que acontecem uma vez a cada mês. “Além disso, temos nove horas de adoração semanal, metade dessas fazemos na nossa casa e a outra metade fazemos uma capela no centro da cidade, aberta as pessoas e isso é muito bom. Tem sido com certeza uma grande graça”, conta Michele.
Reevangelização de uma terra de santos
Terra do Papa Bento XVI, a Alemanha é um berço de santos. Santa Hildegarda de Bingen, São Bonifácio, Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein), São Alberto Magno são alguns nomes que chegaram as glórias dos altares.
Apoiada na Comunhão dos Santos, a Comunidade conta com a intercessão desses homens e mulheres que espalharam o perfume de Cristo pelo país em outras épocas. Os missionários da Comunidade Vida vivem hoje em um mosteiro que abrigou e formou parte desses homens.
O edifício de mais de 900 anos é a Casa Comunitária. Ali viveram os santos Richard de Wedinghausen, Christian de Wedinghausen e Richard de Arnsberg, monges da Ordem Premonstratense.
“O mosteiro estava em ruínas. Os padres que nos acolheram nos disseram: ‘A expectativa é que vocês morem aqui, porque os monges que viveram neste lugar foram os missionários que evangelizaram toda essa região. A gente espera que vocês sejam os novos santos que vão reevangelizar a cidade”, conta Andreza Henriqueta, primeira RL da Missão alemã.
Continue lendo:
Alemanha: Comunidade Shalom faz missão em mosteiro onde viveram santos
Andreza Henriqueta fala sobre a missão Shalom na Alemanha