Magistério da Igreja acompanha o progresso da medicina
O progresso da Medicina tem vindo a ser acompanhado pela presença do Magistério da Igreja. As novas técnicas, as novas descobertas, interpelam os médicos, os quais encontram apoio no Magistério. Apoio é segurança. A segurança moral é necessária no exercício da nossa profissão. O Magistério ilumina a consciência profissional para que se possa exercer o bem, adaptando-se aos tempos e momentos dos avanços. O Magistério intervém, depois de ter em conta os dados obtidos pelas ciências experimentais. Não nos poupa o esforço de estudar o mundo por nós mesmos. Pelo contrário, incita-nos a tal. O sentido comum eclesial diz-nos que, se todas as pessoas baptizadas pertencem à Igreja e oferecem o seu grãozinho de areia, quem exerce o Magistério da Igreja é o Papa e os bispos em comunhão com ele. Não ...