Formação

A cruz é a coroa da vitória

comshalom

Dos ensinamentos de São Cirilo, Bispo de Jerusalém no quarto século,para o dia 14 de setembro da solenidade da Exaltação da Santa Cruz.

“A cruz é a coroa da vitória. Trouxe luz para os cegos pela ignorância.Libertou os escravizados pelo pecado. De fato, redimiu toda ahumanidade. Portanto, não tenha vergonha da cruz de Cristo, aocontrário, glorificai. Porque não foi meramente um homem que morreu pornós, mas o Filho de Deus, Deus feito homem. Na lei mosaica o sacrifíciode um carneiro baniria o destruidor. Mas agora é o Cordeiro de Deus queassume o pecado do mundo. Com muito mais facilidade ele nos libertaráde nossos pecados.

Ele não foi forçado a dar sua vida. Ele estava desejoso de sersacrificado. Ouçam suas próprias palavras. Eu tenho o poder de darminha vida e toma-la outra vez (Jo 10,17-18). Sim, ele livrementedesejou submeter-se à sua própria paixão. Ele alegrou-se com seuobjetivo; na salvação do homem ele regozijou-se. Ele não se envergonhouna cruz, porque através dela ele estava salvando o mundo. Não, não eraum homem de baixa categoria que sofria, mas Deus encarnado.

Ele esticou suas mãos na cruz para que pudesse abraçar até o fim domundo. Ele estendeu para frente mãos humanas, aquelas mãos espirituaisque estabeleceram os céus, e elas foram presas com pregos. Suamasculinidade trazia os pecados dos homens e foi pregado no madeiropara que, uma vez morto, o pecado morresse com ele, e para que nóspudéssemos nos levantar outra vez corretamente.

Certamente em tempos de tranqüilidade a cruz deve lhe dar alegria. Masmantenha a mesma fé em tempos de perseguição. De outra forma você setornará um amigo de Jesus em tempos de paz e seu inimigo em tempos deguerra. Agora você recebeu o perdão de seus pecados e o generoso dom dagraça de seu rei. Quando a guerra vier, mantenha-se corajosamente comele. Jesus nunca pecou; entretanto, foi crucificado por você. Não évocê quem dá presentes; você recebeu antes. Por sua vida ele foicrucificado no Gólgota. Agora você devolve o favor, você paga o débitoque tem com ele”.

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *