Notícias

A grande graça da espera é a certeza de estar na vontade Deus

Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam (Is 40, 31).

Sábado, 15 de agosto. Neste dia é comemorado o dia dos solteiros, mas o que é celebrado nesta data? Para o mundo, estar solteiro é não ter compromisso, é relacionar-se com quantas pessoas sentir vontade ao mesmo tempo ou no tempo que quiser, ser “dono” do próprio corpo.

Para o cristão vocacionado ao matrimônio, é tempo de esperar em Deus e se preparar para dar-se inteiro ao outro quando for o momento certo, porque o corpo do homem é templo do Espírito Santo (I Cor 6, 20). Por este motivo, o corpo deve ser resguardado e cuidado e não ser utilizado como forma de prazer, desejo e pecado.

Esperar em Deus é descansar e confiar na vontade do Pai. Para compreender um pouco desta dinâmica, conversamos com Caroline Borges, consagrada da Comunidade de Aliança na Comunidade Católica Shalom, que hoje vive a experiência do noivado em relacionamento santo.

O que é esperar em Deus?

Esperar em Deus é confiar nEle sobre todas as coisas. Apresentar diante dEle todas as áreas da nossa vida e deixar que Ele conduza cada momento. É acolher tudo que a divina providência nos der, mesmo sem compreender e ter paz no coração diante das permissões de dEle.

O que fazer nesse tempo de espera?

É preciso rezar muito. Esperar em Deus é antes de tudo uma experiência de fé e como sabemos a fé é uma virtude que precisa ser exercitada. É preciso violentar a vontade, passar por cima dos medos, das angustias pela espera, da ansiedade por desejarmos tudo sempre de maneira imediata. Esperar em Deus exercita a nossa paciência, submete o nosso coração a Sua santa vontade e ao tempo dEle para cada obra em nossa vida.

Como foi o seu tempo de espera em Deus?

Acredito que não foi, está sendo. A obra de Deus continua em andamento e preciso sempre estar em postura de espera confiante para tudo que Ele quiser fazer em minha vida. Deixar que na oração os pensamentos que se opõem a espera (o medo de ser abandonado por Deus, dEle ter esquecido de mim, a sensação dEle não estar fazendo nada, medo de perder tempo por estar esperando…) sejam convertido por Deus.

É importante neste tempo não se comparar com os outros. Um dos grandes desafios da espera é achar que tudo acontece com todo mundo, menos comigo. Confiar que Deus nos dá aquilo que precisamos em cada tempo.

Como você percebe em sua vida que valeu a pena esperar em Deus?

Percebo em tudo. A grande graça da espera em Deus é a certeza de estar na vontade dEle e não existe melhor maneira de conduzir a nossa vida. Quando desistimos de esperar o tempo de Deus, agimos por conta própria e perdemos a graça de receber aquilo que com tanto amor Ele preparou para nós.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *