Sábado, 15 de agosto. Neste dia é comemorado o dia dos solteiros, mas o que é celebrado nesta data? Para o mundo, estar solteiro é não ter compromisso, é relacionar-se com quantas pessoas sentir vontade ao mesmo tempo ou no tempo que quiser, ser “dono” do próprio corpo.
Para o cristão vocacionado ao matrimônio, é tempo de esperar em Deus e se preparar para dar-se inteiro ao outro quando for o momento certo, porque o corpo do homem é templo do Espírito Santo (I Cor 6, 20). Por este motivo, o corpo deve ser resguardado e cuidado e não ser utilizado como forma de prazer, desejo e pecado.
Esperar em Deus é descansar e confiar na vontade do Pai. Para compreender um pouco desta dinâmica, conversamos com Caroline Borges, consagrada da Comunidade de Aliança na Comunidade Católica Shalom, que hoje vive a experiência do noivado em relacionamento santo.
O que é esperar em Deus?
Esperar em Deus é confiar nEle sobre todas as coisas. Apresentar diante dEle todas as áreas da nossa vida e deixar que Ele conduza cada momento. É acolher tudo que a divina providência nos der, mesmo sem compreender e ter paz no coração diante das permissões de dEle.
O que fazer nesse tempo de espera?
É preciso rezar muito. Esperar em Deus é antes de tudo uma experiência de fé e como sabemos a fé é uma virtude que precisa ser exercitada. É preciso violentar a vontade, passar por cima dos medos, das angustias pela espera, da ansiedade por desejarmos tudo sempre de maneira imediata. Esperar em Deus exercita a nossa paciência, submete o nosso coração a Sua santa vontade e ao tempo dEle para cada obra em nossa vida.
Como foi o seu tempo de espera em Deus?
Acredito que não foi, está sendo. A obra de Deus continua em andamento e preciso sempre estar em postura de espera confiante para tudo que Ele quiser fazer em minha vida. Deixar que na oração os pensamentos que se opõem a espera (o medo de ser abandonado por Deus, dEle ter esquecido de mim, a sensação dEle não estar fazendo nada, medo de perder tempo por estar esperando…) sejam convertido por Deus.
É importante neste tempo não se comparar com os outros. Um dos grandes desafios da espera é achar que tudo acontece com todo mundo, menos comigo. Confiar que Deus nos dá aquilo que precisamos em cada tempo.
Como você percebe em sua vida que valeu a pena esperar em Deus?
Percebo em tudo. A grande graça da espera em Deus é a certeza de estar na vontade dEle e não existe melhor maneira de conduzir a nossa vida. Quando desistimos de esperar o tempo de Deus, agimos por conta própria e perdemos a graça de receber aquilo que com tanto amor Ele preparou para nós.