Formação

A Grande tarefa

comshalom

Em continuidade à sua obra, Jesus confiou aos apóstolos a relevanteincubência: “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho”( Mc 16,15).
Consciente do mandato recebido, na condição de Esposa Mística fiel, aSanta Igreja sempre assumiu a tarefa missionária.Para que se despertesempre mais o ardor pelo anúncio do Evangelho, o mês de outubro éinteiramente dedicado às Santas Missões.

É assim que o Concílio Vaticano II se expressa, ao se referir à Obramissionária: “Enviada por Deus às nações para ser o “sacramentouniversal de salvação”, esforça-se a Igreja por anunciar o Evangelho atodos os povos.”A Santa Igreja jamais poderá perder esta suacaracterística fundamental, perenizando, através dos séculos, a obramissionária, para que, por toda a terra, seja anunciado e instaurado oReino de Deus, e a Palavra do mesmo Deus corra e seja glorificada”( Tes3, 11 ).

Ainda que, injustamente, a Igreja tenha sido acusada deobscurantismo, no entanto é inegável o quanto as missões beneficiaramas civilizações, no decurso da história da humanidade. Não apenasproporcionando a difusão da fé, mas o trabalho evangelizador setornando, também, instrumento de incentivo à promoção da cultura.

Na medida em que a Igreja nasce entre os povos, como fruto imediatodas regiões evangelizadas, também vai se tornando sempre mais umaIgreja evangelizadora.É exatamente neste sentido que o Papa destaca acolaboração de todos os fiéis leigos, denominando-os de “protagonistas”na ação missionária da Igreja. No século XVIII, o mundo viu brilhar apessoa de Santo Afonso Maria em cujo coração acendeu-se um imenso ardormissionário. Chegou, mesmo, a fundar a Congregação dos PadresRedentoristas, com o carisma específico de total dedicação ao trabalhomissionário.

Qual teria sido a motivação de Santo Afonso para a atividade pastoral nas missões?
Sem dúvida alguma muitas vezes refletira nas palavras de Jesus: “OFilho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a suavida como salvação por muitos”( Mc 10, 45 ).
O salmo 129 nos leva a rezar: “No Senhor se encontra o amor, e redençãoem abundância.” E diante de todo o torrencial de graças a jorrar com oSangue Redentor de Jesus Cristo, a Santa Igreja, mediante a obramissionária se empenha por levar a todos os povos os dons da Redençãoobtidos pelo Filho de Deus, no mistério insondável de seu infinito amor.
Que nossas comunidades paroquiais abracem ardorosamente a causamissionária, envolvendo todos os seus segmentos em prol do grandemutirão do anúncio ao mundo da pessoa de Jesus.


Dom Roberto Gomes Guimarães (Bispo Diocesano de Campos)


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *