Formação

A humilhação é uma grande graça para o crescimento e conversão

comshalom

A humilhação é uma grande graça para o crescimento e conversão
Queridos irmãos, durante todo esse tempo da minha vida de caminhada com Deus, aprendi e encontrei na humilhação, uma grande graça e oportunidade para o crescimento espiritual e pessoal que me leva uma conversão no dia a dia. É preciso entender a humilhação não como algo ruim, mas como uma fonte de graça na vida de quem é humilhado. Nesta geração muitos serão salvos pela humilhação.
Só vamos chegar a essa compreensão, se, na humilhação, o nosso coração e nosso olhar estiver em Jesus crucificado, caso contrario ninguém é capaz de aceitar com paciência a humilhação em sua vida e amar aquele que o humilha.
Um coração endurecido, não tem a capacidade de acolher a humilhação com amor, com paciência e humildade. De acolhe-la como uma grande oportunidade de crescimento e de fé.
Um coração endurecido, não tem a capacidade de acolher com amor as correções, um coração endurecido não tem a capacidade de amar quando é contrariado, um coração endurecido não tem sensibilidade ao perdão, um coração endurecido não entende o que é viver a humildade.
Amados, Jesus quer nos tirar dessa escuridão e nos tornar homens e mulheres santos, também por meio da humilhação e da sua palavra. É essa palavra, que sai do coração de Jesus e chega aos nossos ouvidos que é capaz de muda o nosso coração endurecido.
“Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações como por ocasião da revolta, como no dia da tentação no deserto, quando vossos pais me puseram à prova e viram o meu poder por quarenta anos. Eu, me indignei contra aquela geração, porque andavam sempre extraviados em seu coração e não compreendiam absolutamente nada dos meus designos,”Hb3,7-10.
Um coração que não tem a capacidade de amar depois que é humilhado, não está preparado para entrar no reino do céu. O maior exemplo de amor e perdão de um coração humilhado é o coração de Jesus. Na crucificação injusta, Jesus com todo o poder de Deus, permanece até o fim, com o coração de amor e compaixão para com aqueles homens de coração duro que não acreditavam nem aceitavam está erados.
Mesmo com toda a humilhação sofrida, Jesus ainda pede ao Pai que tenha misericórdia deles porque não sabiam o que estavam o que estavam fazendo. Um coração endurecido pelas gotas de veneno que o inimigo já soltou no mundo, é assim. Não sabe oque faz, age pela sua razão, só pensa em vingança e quanto mais ele humilha o outo maio é o seu prazer.
Só um coração encharcado pela gotas de sangue que sai do coração de Jesus crucificado é capaz de amar, mesmo sofrendo das injustiças que são próprias deste mundo.
“Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação; humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbe no tempo da infelicidade. Sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça. Aceita tudo que te acontecer. Na dor permanece firme; na humilhação, tem paciência. Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo caminho da humilhação. Põe tua confiança em Deus e ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera nele,” (Ecle.2,1-6a).
Precisamos voltar nosso coração para Jesus e confiar plenamente nele, só assim vamos acreditar e confiar em sua palavra, “os humildes serão exaltados,” diz Jesus.
Ele nos fala ainda nas bem aventuranças; “os que choram serão consolados, os que tem o coração pobre, deles é o reino do céu, os mansos possuirão a terra, os que que tem fome e sede de justiça serão saciados, os puros de coração verão a Deus”.
Que o Espirito Santo nos dê a cada um de nós, a graça de compreender o amor de Deus em nossa vida, mesmo que algumas vezes tenhamos que passar pela humilhação para aprender a amar e perdoar. Shalom! Deus o abençoe.
Francisco Rocha, Vocacionado Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *