Formação

A Igreja católica nascente se expande

comshalom

Igreja Nascente – A ação evangélica da Igreja durante a decadência do Império Romano do Ocidente

A Igreja, através dos seus bispos e missionários, dedicou-se à ação evangelizadora. Interessava-se por converter em verdadeiros cristãos aqueles que haviam abraçado a fé superficialmente ou para atender a pressões do Imperador, como também atingia os pagãos, romanos ou bárbaros, que povoavam o Império.

A obra missionária foi grandemente favorecida pelo teor mesmo da mensagem evangélica. Esta era de conteúdo muito superior ao das crenças pagãs: apresentava, sim, um só Deus, que por amor criou o mundo e o homem, e exerce sábia providência em relação à história de cada criatura; o Pai Celeste é Senhor de todos os maus espíritos ou demônios; exclui o fato ou o destino, e convida os homens a uma conduta filial, para a qual está reservado o prêmio da vida eterna. O anúncio destas verdades, corriqueiras para quem já nasceu em civilização cristã, era altamente significativo para os pagãos.

Nos tempos entre Constantino I e Juliano as instituições e as normas do Direito Civil foram sendo progressivamente impregnadas de espírito cristãos, sobretudo no que diz respeito à mulher, à criança, à família, ao trabalho…

Além da função estritamente evangelizadora, os Bispos tiveram que assumir tarefas de ordem temporal, pois o Ocidente se achava sob os golpes das invasões e os Imperadores, residentes em Bizâncio (Oriente), pouco se importavam com as sortes das populações ocidentais. Em meio à desordem, os Bispos tiveram, por vezes, que administrar os bens materiais das suas comunidades, como também foram levados a proteger, alimentar e abrigar as populações mais carentes. Em particular, destaca-se a figura de São Leão Magno (440-461): era um autêntico romano, de caráter nobre e corajoso. Dói ao encontro de Átila, chefe dos Hunos, nas proximidades de Mântua em 452, persuadindo-o a tomar o caminho de volta; em 455, dirigiu-se ao rei dos vândalos, Genserico, que, atendendo ao Papa, renunciou a depredar a cidade de Roma a ferro e fogo. Socorreu os romanos com sua solicitude e seus bens, fazendo o que não fazia o representante do Imperador residente em Ravena.

Outra figura de Bispo notável foi a de São Martinho de Tours (316-397) na Gália (território que hoje corresponde à França). Recebeu o Batismo aos dezoito anos de idade; tornou-se monge e, depois, foi feito bispo. Introduziu o monaquismo na França e mandou ordenar como presbíteros os seus monges; em consequência, os monges na França se tornaram os mestres de espiritualidade e os responsáveis pela configuração da Igreja. Além disto, São Martinho se dedicou intensamente à evangelização das zonas rurais, onde o apego aos costumes próprios resistia à penetração do Evangelho: montado em jumentinho e pobremente equipado, ia São Martinho de aldeia em aldeia chamando para Cristo todos os homens carentes.

Outros grandes nomes de Bispos defensores das populações e da civilização podem ser citados: São Paulino de Nola (353-431), São Máximo de Turim († após 465), Santo Agostinho de Hipona († 430), Santo Hilário de Poitiers (315-367), São Pedro Crisólogo, de Ravena († 450). Pode-se dizer que foi a Igreja que salvou a civilização na tempestade das invasões bárbaras e assegurou a união dos habitantes do Império Romano. Como dissemos, na falta de um Governo forte no Ocidente, os Bispos tinham que assumir não somente a pregação do Evangelho, mas também a administração das populações carentes.

Dom Estevão Bettencourt


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *