Formação

A Igreja, Nossa Mãe

comshalom

Existe na rica Tradição cristã umaafirmação de São Cipriano, Bispo de Cartago e mártir , que talvez surpreendamuitos cristãos de nossos dias: "Não pode ter Deus como Pai quem não tenhaa Igreja por mãe" (De Catholicae Ecclesiae Unitate , c. 6). Estas palavrasforam escritas numa época turbulenta, em que S. Cipriano se via frente a duastentativas de ruptura da Igreja; para ele, a fidelidade à Igreja era afidelidade a Deus Pai; ser filho do Pai Celeste é ser " filho da Igreja. -Como entender isto?

O Evangelho nos diz que "ninguémvai ao Pai senão por Cristo" (Jo 14,6),…Cristo que é inseparável do seucorpo eclesial ou da sua Igreja (cf. CI1 ,24). O mistério da Encarnação não éum fato isolado, mas algo que repercute em toda a história do Cristianismo. Avida do Pai, que se derramou sobre a humanidade de Cristo, chega a cada cristãoatravés da S. Igreja, que, por isto, é adequadamente chamada "Mãe" naTradição cristã.

Mãe (…) Este vocábulo é dos maissignificativos para todo ser humano. É talvez o primeiro conceito que a criançaformula, a primeira palavra que ela pronuncia. É da mãe que a criança recebe avida e os rudimentos da educação e do saber; os ensinamentos, os exemplos, oscostumes, o amor da mãe se gravam na memória dos filhos e se tomam decisivospara o futuro destes. É na sua mãe que a criança encontra o primeirosustentáculo, o seu amparo, a sua força e alegria; é a mãe que explica o mundoao filho e lhe mostra tudo o que há de bom e belo, como também o que há deinsidioso, neste mundo.

Pois bem. A Tradição cristã éconstante ao afirmar que a Igreja é nossa Mãe. Não conheço Jesus Cristo senãoatravés dos ensinamentos multisseculares da Santa Mãe Igreja; recebi o Livroque me fala de Jesus Cristo, das mãos dessa Mãe e Mestra; foi ela que ouviu,por primeiro, a Palavra de Cristo; vivenciou-a, aprofundou-a e consignou-a porescrito nos livros do Novo Testamento. Aliás, que cristão seria eu, que seriaminha fé, que seria minha oração, se eu estivesse entregue a mim mesmo e meencontrasse a sós diante da Bíblia? Talvés eu fizesse a Bíblia dizer o que eupensasse, em vez de ouvir a genuína mensagem de Cristo recebida de viva vozpela Igreja e oportunamente redigida pelas suas mãos, que foram Mateus, Marcos,Lucas, (…).

Mesmo aqueles que se afastam daIgreja para ficar somente com Jesus Cristo, só podem falar do Cristo que elesconhecem através da Igreja. Não há outra via de acesso a Cristo senão aTradição viva da Igreja. Apesar disto, há aqueles que a abandonam, emboraalimentados por essa Santa Mãe. Um vento de crítica amarga bate em muitasmentes e resseca os corações, impedindo-os de ouvir o sopro do Espírito. Muitosabiamente dizia S. Agostinho: "Onde está a Igreja, aí está o Espírito deDeus".

A Igreja é minha Mãe (…). Ascensuras que lhe são feitas, não carecem, todas, de fundamento. Mas o volumedessas queixas não supera a grandeza do mistério-sacramento que é a Santa MãeIgreja, o Corpo de Cristo prolongado!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *