Formação

A Igreja sacramento visível da unidade salvífica

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Eis que virão dias, diz o Senhor, em que concluirei com a casa deIsrael e a casa de Judá uma nova aliança… Imprimirei minha lei em suaentranhas, e hei de inscrevê-la em seu coração; serei seu Deus e eles serão meupovo… Todos me conhecerão, do menor ao maior deles, diz o Senhor (cf. Jr31,31.33.34).

Foi essa aliança nova que Cristoinstituiu, isto é, a nova aliança no seu sangue, chamando judeus e pagãos paraformarem um povo que se reunisse na unidade, não segundo a carne, mas noEspírito, e constituísse o novo povo de Deus.

Os que crêem em Cristo, renascidosnão de uma semente corruptível, mas incorruptível, pela palavra do Deus vivo,não da carne, mas da água e do Espírito Santo, são por fim constituídos a raça escolhida, o sacerdócio do Reino, anação santa, o povo que ele conquistou… que antes não eram povo, agora,porém, são povo de Deus (1Pd 2,9.10).

Este povo messiânico tem porcabeça Cristo, que foi entregue por causade nossos pecados e foi ressuscitado para nossa justificação (Rm 4,25) eagora, tendo recebido um nome que está acima de todo nome, reina gloriosamentenos céus.

Este povo tem a dignidade e aliberdade dos filhos de Deus, em cujos corações o Espírito Santo habita como emseu templo.

Tem como lei o novo mandamento deamar como o próprio Cristo nos amou.

Tem como fim o Reino de Deus, queele mesmo iniciou na terra, e deve desenvolver-se sempre mais, até ser no fimdos tempos consumado pelo próprio Deus, quando Cristo, nossa vida, aparecer e a criação for libertada da escravidão dacorrupção e, assim, participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus (Rm8,21).

Portanto, o povo messiânico,embora não abranja atualmente todos os homens e apareça muitas vezes como umpequeno rebanho, é entretanto, para todo o gênero humano, fecundíssima sementede unidade, de esperança e de salvação.

Constituído por Cristo para umacomunhão de vida, de amor e de verdade, e por ele assumido para ser instrumentoda redenção universal, é enviado ao mundo inteiro como luz do mundo e sal daterra.

Assim como Israel segundo acarne, que peregrinava no deserto, já é chamado Igreja de Deus, também o novoIsrael, que caminha neste mundo em busca da cidade futura e permanente, échamado Igreja de Cristo, pois foi ele que a adquiriu com o seu sangue, encheu-a de seu Espírito e dotou-a de meiosaptos para uma união visível e social.

Deus convocou todos aqueles queolham com fé para Jesus, autor da salvação e princípio da unidade e da paz, ecom eles constituiu a Igreja, a fim de que ela seja, para todos e para cada um,o sacramento visível desta unidade salvífica.


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