Formação

A Necessária Esperança

comshalom


Pregação do Tema Geral do Renascer de Natal – domingo
Por Gilsa Goes, consagrada da Comunidade de Vida
transcrito por Regina e Renata
Mantido o tom coloquial

(…) Leiam comigo o tema do Renascer: (“Salvos na Esperança” o Deus da esperança vos encha de toda alegria e de toda paz na vossa fé. (Rm 15,13).). (…) E quem é a nossa esperança??? Cristo Jesus! A nossa esperança é viva, é Cristo Jesus, mas preste atenção não há esperança sem fé, não há como falar de esperança sem falar de fé. É preciso crer! É preciso crer! E como está a sua fé? Como está sua vida hoje? Olhe pra seu irmão e diga: sem fé não há esperança! Meu irmão, o que vamos falar neste dia não é uma teoria, é vida. O mundo está sem esperança talvez você esteja sem esperança, talvez você não esteja conseguindo viver a esperança. Aí eu te pergunto: por que você perdeu a esperança?? Esperança no seu filho, no seu esposo, no seu trabalho… por que a sua fé está fria?? Por isso Deus te atraiu para o Renascer e disse: filho meu, eu te chamei para a felicidade, eu vencia a morte por amor a você! Olhe pro seu irmão: quem aqui é necessitado??? Quem for levante as duas mãos, pergunte pro seu irmão: o que ele deseja que Deus mude na vida dele?… Amém!! O que Deus tem como promessa para a minha vida? Eu que ia pra praia, Deus mudou a minha direção: você vai pro renascer; Eu que tenho três filhos ( dois gêmeos de três meses e uma de um ano de oito meses), Deus disse você vai pro renascer e eu deixei eles lá e vim pro Renascer. Talvez Deus tenha mudado a direção de muitos que estão aqui. O que Deus quer realizar em nós? Mesmo você que entrou hoje aqui dizendo que não acreditava em nada. Ele nos convida a confiar n’Ele hoje independentemente do que estamos vivendo.

É a esperança que nos leva para frente, a perseverar, a não desistir. Como diz Santa Teresa: aja o que houver, venha o que vier. A Igreja nos chama a ter esperança num mundo sem esperança. Espere meu irmão!! A esperança se exprime e se experimenta na oração. Eu preciso estar com Deus. Eu digo: não tem como passar por situações da vida: brigas, desamor, discórdias, se não for o auxilio de Deus. Sem Ele não vamos conseguir. Meu povo: oração!! Oração! É preciso rezar, é preciso parar diante de Deus! Quem está vindo para o Renascer pela primeira vez? Bastante gente! Que bom! O que é oração pra você? Esses dias, os meus filhos choraram, os três, ao mesmo tempo e eu não sabia o que fazer. Então eu pedia, vinde Espírito Santo, vinde Espírito Santo!! E me vinha : pede auxilio, você quer fazer tudo sozinha… diante de realidades conflitantes você pede o auxilio dos Céus ou se deixa levar pela impaciência?

Esperar as promessas de Deus, o tempo de Deus não é fácil. O tempo de Deus não é o nosso tempo. Deus vê o que eu não consigo ver e por isso me faz esperar. Diga isso pro seu irmão: Deus vê o que você não consegue ver
e por isso te faz esperar. Por isso creia!! Creia e o dia chegará. Quando será? Não sei, mas chegará. Não queira entender tudo. O desânimo nos rouba da fé. A esperança nos protege do desânimo. “Uma alma desanimada é uma alma que será levada ao vento.” Você se encontra assim, desanimado? É hora de confiar, de esperar em Deus. A esperança é quem nos dá forças para levantarmos nas quedas. Até hoje ainda espero o cumprimento das promessas de Deus pra mim… Abrace o seu irmão e diga: tenha fé, tenha esperança, levanta-te, desperta-te!!! Vamos cantar uma musica, mas vamos cantar diferente: “mesmo na tempestade, mesmo que se agite o mar, espero, espero Senhor, pois somente eu tenho a ti, tu és a minha herança, te espero, te espero senhor (motivação: coloque sua vida, suas situações, seu trabalho….) olhe pro seu irmão que está do seu lado e cante para ele, mesmo na tempestade… mais uma vez cante… dê um abraço no seu irmão, um abraço de esperança.

Espera em Deus , confia em Deus. A esperança, pra finalizarmos, a esperança tem esse poder de realizar isso em nós: fazer acalmar a tempestade em nós, mesmo sofrendo, mesmo em meio ao sofrimento. Como eu posso mesmo no sofrimento ter um coração cheio de paz? A esperança finca cada vez mais dentro de nós a presença de Deus. Ele vence as concupiscências dentro de nós, ele vence o pecado dentro de nós, dentro de mim, dentro do seu coração. Jesus vence porque ele é vencedor. Ele vence hoje as situações que você vive hoje. Quantos anos a mãe de Santo Agostinho rezou por ele?? Quantos??? 30 anos, 30 anos meu povo! E o que aconteceu? A conversão aconteceu. Creia e verás a glória de Deus!! Você quer ver a glória de Deus? Então é preciso crer. Creia.

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja Louvado.

Vamos dar continuidade ao nosso tema. Vamos falar sobre nossa inconstância. Você é uma pessoa inconstante ou firme? Nós, feridos pelo pecado, somos inconstantes. Inconstantes na nossa fé; hoje eu espero, amanha não espero mais; hoje eu confio, amanhã eu não confio mais. A vivencia da fé exige de nós uma constância. Quem quer uma fé constante? Então grite: vem Espírito Santo!! Vem Espírito Santo!! É isso que devemos gritar todos os dias. Eu sou, você é uma pessoa inconstante. Você não consegue esperar as demoras de Deus. Mas por quê?? É preciso aprender a confiar, aprender a esperar em Deus. o meu Deus é um Deus de esperança. O seu Deus é um Deus de esperança??? A incredulidade faz o meu coração frio como gelo, o Deus da esperança retira toda a incredulidade. Fora incredulidade!! O Deus da esperança também lança fora a inconstância. Ele lança fora a inconstância do coração, do falar, do agir. Deus nos quer homens e mulheres firmes, decididos por Ele, jovens e adultos firmes, decididos por Ele. O meu Deus da esperança faz o que?? Fora a inconstância, em nome de Jesus!!.

Vem Espírito Santo leva o desamor, a infidelidade, a inconstância e firma no meu coração o Deus da esperança . Vamos dizer juntos: vem Espírito Santo!!!

Daqui a pouco vai estar no meio de nós o Deus vivo, o Deus da esperança. Até quando você vai rejeitar esse Deus? O que você vai pedir a esse Deus? (partilhe aí com seu irmão) Precisamos pedir todos os dias o Espírito Santo.

Não existe fé católica sem amor a Nossa Senhora, não existe amor apaixonado por Jesus sem amor também apaixonado por Nossa Senhora. Eu acredito que no dia de hoje necessitamos da intercessão dela, como filhos, por essa esperança, por essa fé viva. Eu não sei por que, mas Deus sabe. Algo que ta muito forte no meu coração, essa palavra desânimo. Desde que entrei aqui essa palavra soprou… vamos ficar de pé, de dois em dois, com uma pessoa que você não conhece. Deus te chama a ter uma vida nova, por isso em nome de Jesus lança fora o desânimo, lança fora a desconfiança, lança fora o desamor. Levanta-te tu que dormes. Dê um abraço no seu irmão e cantemos juntos essa musia, clamando esse Espírito Santo, pedindo ao Espírito Santo essa fé renovada. (vem espírito Santo, com teu poder, tocar meu ser fluir em mim…).


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.