Formação

A Oração

comshalom

<!– /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";}@page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:2.0cm 42.55pt 42.55pt 2.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;}div.Section1 {page:Section1;}–>

Dominaste-me e obtivestes o sucesso… (Jer 31,99) Um amormuito maior que nós, mas que se faz tão pequeno que invade o nosso ser e nostoma. E, sem controle, nos deixamos invadir pelo amor que pode tudo recriar etudo transformar. Um olhar tão penetrante que de dentro torna-nos transparentea nós mesmos, e, de repente, como num espelho vemo-nos tão simples, tãomachucados e necessitados de um amor que nunca passe. Uma presença tãoenvolvente que sem entender expandi-nos e quase sem querer somos lançados nooutro. Como explicar o que é ser amigo de Deus (?). É hora de ver a vida e ali,perceber que Deus sempre esteve a nos falar, a unir-se a nós, ainda que no meiode nossas exigências.

A atração é algo muito comum, basta abrir os olhos e o mundoestará cheio de coisas que por seu brilho, cor e beleza arrancará um bom tempodo dia. Acontece que engolfados por muitas vistas, a vida vai passando sem queo melhor sabor se tire de tudo. E nisto, perceber um voz bela, forte e instigante que não grita,apenas torna claro tudo, pode não ser tão, digamos, evidente.

Dedicar-se a Deus é na verdade deixar-se invadir pelacaridade, por um fogo consumidor que vai devorando o nosso ser e transformando,embelezando o nosso viver. Como diria São tomas de Aquino “Deus é amor em ato”,aquele que ora, que dedica tempo ao Seu melhor amigo – Deus, é movido pelo amore sua vida torna-se semelhante a de Jesus – de coração manso, como a pomba e deastucia comparável a uma cobra.

Em meios aos desafios, que sem dúvidas é o nosso mundojovem, o nosso coração permanece em paz e firme, mesmo sendo levado a cruz. Umaforma de encontrar força, coragem e amor ao próximo é adorar o Santíssimo. Ali no Coração de Jesustudo se cala, e lá vemos o Deus que misteriosamente nos acolhe como somos eeste amor constrangedor eleva-nos a dignidade que o Pai do Céu nos concedeu, desermos filhos de Deus.

E, dentro de nós existe este imenso espaço que reclamaaquele momento com o Eterno, com Aquele que não passa, com Meu Deus. – MeuCriador. Como diria Santo Agostinho “Inquieto deixastes o meu coração, inquietoficará, enquanto não repousar em ti”.

Minutos ou horas, um final de semana, talvez um retiro, umconversa saudável sobre a bíblia – a carta de amor de Deus, sobre a vida dossantos , deste que são conhecidos pelo grau de amizade com Deus que tiveram,nos seus respectivos tempo, talvez seja tudo que precisamos para equilibrar anossa personalidade inclinada a tanta comodidade com aquela beleza que Deuscolocou em nós, quando nós criou e re-criou no batismo.

“Seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir…”, não é umavoz para ter receios e medos, mas um voz tranqüila e próxima que diz, “ Euquero misericórdia” (Mt 9,99). Escutar, significa tomar decisões, escolher comquem se anda e saber onde andamos. Como diria Teresa de Jesus “é saber a quemme dirijo”, ou como São Francisco “Quem és Tu, Senhor? Quem sou eu?”

Então é hora de silêncio e lançar o pensamento nEle queocultamente nos e escuta e enxerga muito mais que nós.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *