Formação

A Oração do casal

comshalom

Maria Adília Ramos de Castro

 Homeme mulher que deixam pai e mãe partem rumo ao belíssimo desafio da vivência daunidade, contam com a graça de estado do matrimônio. “Aquilo que Deus uniu, nãoo separe o homem” (Mc 10,9).

 SóDeus é uno, só a Ele pertence o caráter de ser único, portanto somente Deuspode transmitir a unidade aos que O buscam e n’Ele crêem… “Que todos sejamum; como tu ó Pai, estás em mim e eu em ti, que também eles estejam em nós” (Jo17,22).

 Omatrimônio é um sacramento celebrado pelos cônjuges e abençoado pela Igreja, napessoa do sacerdote. Porém, é essencial que ambas as partes, homem e mulher,tomem consciência de que, desde a bênção nupcial, a unidade entre eles se fazperfeita.

 Percebe-seentão, com clareza, que esse sacramento não é uma sociedade humana. Tampouco oé um reconhecimento, por parte da Igreja, de um casal que já vivia junto epassa a viver sob a bênção de Deus.

 Desdeo princípio, o homem e a mulher foram criados para serem unidos e viverem omistério da unidade em Deus. Unidade semelhante àquela vivenciada pelaSantíssima Trindade. É a experiência mística de aprender a amar ao seu “próximomais próximo”, como a si mesmo.

 Nesserelacionamento, onde Deus gera a unidade, existe continuamente uma batalhaespiritual a dois. Um cônjuge está sempre erguendo o outro no momento de umapossível queda, pois Deus nunca permite que ambos caiam ao mesmo tempo.

 Oscônjuges vêem a imagem de Jesus Cristo nas suas faces e assim aprendem aamar-se. No entanto, se existe uma batalha espiritual no relacionamentomatrimonial, se o inimigo de Deus tenta de todas as maneiras destruir oscasamentos, faz-se necessário que os esposos estejam sempre muito bem armadospara se defenderem.

 Nomundo hodierno, dificilmente os cônjuges têm a consciência do que é omatrimônio. Normalmente, quando surge uma situação mais difícil ou mesmo umapequena discordância de idéias, ambos reagem humanamente, tantas vezesassumindo posturas precipitadas, ignorando as armas que Deus põe em suas mãos,por ocasião do casamento.

 Oscasais têm a missão de fazer seu matrimônio cada vez mais santo. Para que esseobjetivo seja atingido, faz-se necessário uma labuta incansável, uma lapidaçãoda pedra bruta, do diamante, para que ele, transformando-se em brilhante,reflita Jesus Cristo para todos os que o cercam e d’Ele têm sede.

 Avida espiritual é dinâmica. O Espírito Santo é a Espada Santa de todo casal.Quantas palavras incompreendidas e duras podem ser trocadas entre os espososque ainda não sabem que sua união é sinal vivo e eficaz de Jesus!

 Portanto,um casal precisa orar junto, tendo em vista o carisma de sua unidade. Homem emulher, tornados um pelo sacramento do matrimônio, necessitam rezar. Essaoração não pode ser apenas pessoal, ela precisa acontecer no casal. A perfeitaunidade da alma e do corpo cultiva-se pela oração.

 Quantasvezes os casais propagam sua unidade intelectual e de corpos, mas nãoexperimentam ainda a união de suas almas! Uma harmonia perfeita no casamentodeve ser fundada, alicerçada em Jesus.

 Ocasal que, reconhecendo sua pequenez enquanto pecadores, mas sua grandeza porsua filiação divina, coloca-se totalmente carente e despojado diante da única everdadeira fonte de amor e sabedoria e lá derrama suas almas, viverá plenamenteas graças de sua unidade. “Quando dois ou mais estiverem reunidos em meu nome,eu estou no meio deles” (Mt 18,20).

 Aoração do casal leva-o a perceber que seu matrimônio não se situa mais no planohumano. Esse modo de orar aprofunda pois a unidade do casal no mistério daunidade divina.

 Sea oração do casal é algo tão maravilhoso, frutuoso e que tanto agrada aocoração de Deus, por que não acontece sempre? Muitas vezes, sob a desculpa desono ou cansaço, os cônjuges são confundidos pelo inimigo de Deus e asjustificativas, parecendo legítimas, adiam ou impedem que a graça se derramemais e mais sobre os esposos.

 Umcasal unido em Jesus terá uma família fundada na Rocha. Satanás tenta impediressa harmonia. Ao casal cabe enfrentar essa batalha, com a Espada Santa doEspírito e prostrar-se diariamente aos pés da cruz do seu Redentor, para clamarpor sabedoria e unidade, gemer pela graça de poder perdoar-se mutuamente eacima de tudo de se amar de modo verdadeiro.

 Osesposos que oram juntos, que recebem a Eucaristia em conjunto, fazem frutificarseus talentos e nutrem-se espiritualmente. Não mais caminharão tendo o mundo eseus valores como modelo, mas Cristo e, com destemor, enfrentarão todas asbatalhas e desafios advindos do fato de viverem no mundo, sem a elepertencerem.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *