Formação

A Oração do casal

comshalom

 Maria AdíliaRamos de Castro

 Homem e mulherque deixam pai e mãe partem rumo ao belíssimo desafio da vivência da unidade,contam com a graça de estado do matrimônio. “Aquilo que Deus uniu, não o separeo homem” (Mc 10,9).

  Deus é uno, só a Ele pertence o caráter deser único, portanto somente Deus pode transmitir a unidade aos que O buscam en’Ele crêem… “Que todos sejam um; como tu ó Pai, estás em mim e eu em ti, quetambém eles estejam em nós” (Jo 17,22).

 O matrimônio éum sacramento celebrado pelos cônjuges e abençoado pela Igreja, na pessoa dosacerdote. Porém, é essencial que ambas as partes, homem e mulher, tomemconsciência de que, desde a bênção nupcial, a unidade entre eles se fazperfeita.

 Percebe-seentão, com clareza, que esse sacramento não é uma sociedade humana. Tampouco oé um reconhecimento, por parte da Igreja, de um casal que já vivia junto epassa a viver sob a bênção de Deus.

 Desde oprincípio, o homem e a mulher foram criados para serem unidos e viverem omistério da unidade em Deus. Unidade semelhante àquela vivenciada pela SantíssimaTrindade. É a experiência mística de aprender a amar ao seu “próximo maispróximo”, como a si mesmo.

 Nesserelacionamento, onde Deus gera a unidade, existe continuamente uma batalhaespiritual a dois. Um cônjuge está sempre erguendo o outro no momento de umapossível queda, pois Deus nunca permite que ambos caiam ao mesmo tempo.

 Os cônjuges vêema imagem de Jesus Cristo nas suas faces e assim aprendem a amar-se. No entanto,se existe uma batalha espiritual no relacionamento matrimonial, se o inimigo deDeus tenta de todas as maneiras destruir os casamentos, faz-se necessário queos esposos estejam sempre muito bem armados para se defenderem.

 No mundohodierno, dificilmente os cônjuges têm a consciência do que é o matrimônio.Normalmente, quando surge uma situação mais difícil ou mesmo uma pequenadiscordância de idéias, ambos reagem humanamente, tantas vezes assumindoposturas precipitadas, ignorando as armas que Deus põe em suas mãos, porocasião do casamento.

 Os casais têm amissão de fazer seu matrimônio cada vez mais santo. Para que esse objetivo sejaatingido, faz-se necessário uma labuta incansável, uma lapidação da pedrabruta, do diamante, para que ele, transformando-se em brilhante, reflita JesusCristo para todos os que o cercam e d’Ele têm sede.

 A vidaespiritual é dinâmica. O Espírito Santo é a Espada Santa de todo casal. Quantaspalavras incompreendidas e duras podem ser trocadas entre os esposos que aindanão sabem que sua união é sinal vivo e eficaz de Jesus!

 Portanto, umcasal precisa orar junto, tendo em vista o carisma de sua unidade. Homem emulher, tornados um pelo sacramento do matrimônio, necessitam rezar. Essaoração não pode ser apenas pessoal, ela precisa acontecer no casal. A perfeitaunidade da alma e do corpo cultiva-se pela oração.

 Quantas vezes oscasais propagam sua unidade intelectual e de corpos, mas não experimentam aindaa união de suas almas! Uma harmonia perfeita no casamento deve ser fundada,alicerçada em Jesus.

 O casal que,reconhecendo sua pequenez enquanto pecadores, mas sua grandeza por sua filiaçãodivina, coloca-se totalmente carente e despojado diante da única e verdadeirafonte de amor e sabedoria e lá derrama suas almas, viverá plenamente as graçasde sua unidade. “Quando dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estouno meio deles” (Mt 18,20).

 A oração docasal leva-o a perceber que seu matrimônio não se situa mais no plano humano.Esse modo de orar aprofunda pois a unidade do casal no mistério da unidadedivina.

 Se a oração docasal é algo tão maravilhoso, frutuoso e que tanto agrada ao coração de Deus,por que não acontece sempre? Muitas vezes, sob a desculpa de sono ou cansaço,os cônjuges são confundidos pelo inimigo de Deus e as justificativas, parecendolegítimas, adiam ou impedem que a graça se derrame mais e mais sobre osesposos.

  Um casal unido em Jesus terá uma famíliafundada na Rocha. Satanás tenta impedir essa harmonia. Ao casal cabe enfrentaressa batalha, com a Espada Santa do Espírito e prostrar-se diariamente aos pésda cruz do seu Redentor, para clamar por sabedoria e unidade, gemer pela graçade poder perdoar-se mutuamente e acima de tudo de se amar de modo verdadeiro.

 Os esposos queoram juntos, que recebem a Eucaristia em conjunto, fazem frutificar seustalentos e nutrem-se espiritualmente. Não mais caminharão tendo o mundo e seusvalores como modelo, mas Cristo e, com destemor, enfrentarão todas as batalhase desafios advindos do fato de viverem no mundo, sem a ele pertencerem.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *