Formação

A Salvação, ainda vale o velho princípio?

comshalom

Dom Aloisio Roque Oppermann

Foram os grandes pensadores do cristianismo primitivo que compararama Igreja à arca de Noé: somente os homens que estiveram a bordo dessaembarcação conseguiram se salvar das águas do dilúvio, segundo narra oLivro Sagrado. É a figura da Igreja Católica.

Tal princípio jamais foi desdito, mas ao contrário, vários Concílioso reafirmaram. “Fora da Igreja não há salvação”, segundo afirma SantoAgostinho, parece uma afirmação por demais dura e excludente. Maspositivamente entendida, expressa a vontade do Salvador. Isso significaque a salvação vem de Jesus Cristo-Cabeça, através da Igreja, que é seucorpo, Ela é necessária para a salvação. O caminho da salvação éCristo, que se torna presente no seu Corpo (Igreja). Precisamos ligaressas duas verdades: “Deus quer salvar a todos os homens” (1 Tim 2,4);e a Igreja é necessária para alcançar essa salvação, por ser a únicaesposa do Salvador. Abandonar a Igreja Católica, para buscar milagres(quase sempre falsos) em outras comunidades, ou buscar vantagemfinanceira garantida – buscam a prosperidade neste mundo – é um ato deapostasia da fé. O que as Escrituras falam disso – basta conferir ojulgamento severo de 1.Jo 9-11.

A unicidade da Igreja – “sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”(Mt 16,18) – reclama de nós uma aceitação firme. Eu creio na Igrejauna, santa, católica e apostólica. É artigo de fé. Mas se continuamos amanter permanentemente que só na Igreja Católica se alcança a salvação,mantemos com a mesma firmeza que esse princípio admite razõeshistóricas. Ela não visa aqueles, que sem culpa, desconhecem a Cristo eà sua Igreja. Aqueles que buscam a Deus com coração sincero e reto, eseguem sua consciência, podem conseguir a salvação eterna. Deus pode,por caminhos, só dele conhecidos, levar à fé. “Sem fé é impossívelagradar a Deus” (Hb 11, 6). Nesta salvação estão envolvidos, de algumaforma, os pagãos, os seguidores de falsas denominações, os homens e asmulheres de boa vontade. Neste mundo, em que se troca de partidopolítico segundo as conveniências, mudam-se costumes e de vestuário deacordo com a moda, a nossa fé católica deve permanecer firme. “Só quemperseverar até o fim será salvo” (Mt 10, 22).

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *