Formação

A Vocação do Cristão

comshalom

Por Jayme Pujoll e Jesus Sanches Biela

Tradução: Pe. Antônio Carlos Rossi Keller

Fonte: Livro “Curso de Catequesis” do Editorial Palavra, España

37: ?A VOCAÇÃO DO CRISTÃO?

INTRODUÇÃO:

Quando trata dos mandamentos, o Catecismo da Igreja Católica aborda o estudo da doutrina cristã com este belo título: ?A vida em Cristo?. Na explicação do Símbolo da fé (primeira parte) se dá a razão dos dons de Deus ao ser humano pela criação, e mais ainda, pela redenção, presente de Deus ao ser humano. O desenvolvimento do ensinamento a respeito dos sacramentos (segunda parte) mostra como na celebração do mistério de Cristo a graça nos é dada, que nos faz participantes da natureza divina e filhos de Deus com o batismo; com o batismo começa uma nova vida, a vida em Cristo. Mas esta vida em Cristo requer o cumprimento dos mandamentos (terceira parte), que é a coerência com a fé e com a vocação, à qual convida São Leão Magno:

?Reconhece, cristão, a tua dignidade, e uma vez que foste feito participante da natureza divina, não queiras voltar à tua antiga miséria com uma conduta degenerada. Não esqueças de que Cabeça e de que Corpo tu és membro. Recorda-te de que, arrancado do poder das trevas, fostes transladado ao esplendoroso Reino de Deus? (Sermão 21).

IDÉIAS PRINCIPAIS:

1. Cristo revela quem é o ser humano

Diz o Concílio Vaticano II que ?Cristo manifesta plenamente o homem ao próprio homem e lhe descobre a

grandeza de sua vocação? (Gaudium et Spes, 22). Cristo, o Filho de Deus feito homem ?homem perfeito- , enviado por Deus Pai para nos salvar e nos dar o exemplo, é como o espelho no qual o homem pode saber quem é e a que vocação foi chamado por Deus.

2. O sentido da vida e a vocação do homem

O homem foi criado por Deus, e é a única criatura da terra que Deus amou por si mesma. Dotada de alma

espiritual ?com entendimento e vontade-, a pessoa humana está, desde a sua concepção, ordenada a Deus e destinada à eterna bem aventurança. O ser humano consegue a sua perfeição na busca do amor, da verdade e do bem. Em conseqüência, fomos criados por Deus, e o sentido da vida está em caminhar para Deus para viver eternamente com Ele: esta é a vocação do ser humano.

3. Viver de acordo com a vocação

O ser humano deve viver de acordo com a vocação à qual tenha sido chamado por Deus; deve seguir a

lei moral que Deus mesmo colocou no mais íntimo de cada pessoa e que lhe intima: ?Faz o bem e evita o mal?. Todos devem seguir esta lei que ressoa na consciência, porque é uma lei universal e imutável. O cristão conhece o caminho para alcançar a eterna bem aventurança: cumprir os mandamentos.

4. A liberdade do ser humano

Mas o ser humano é livre; e sendo nossa liberdade frágil, pode obedecer ? e também desobedecer ? a voz

de Deus que lhe deu a liberdade para que seja livre de verdade, sem coação alguma, porque quer que se decida por Deus. A liberdade é a raiz do ato humano, e por isso o ser humano é responsável das decisões que voluntariamente adota. Às vezes, a responsabilidade de uma ação pode ficar diminuída ? inclusive, anulada ? pela ignorância, a violência, o temor e outros fatores psíquicos e sociais.

Por causa do pecado original, o ser humano conserva o desejo do bem, mas a natureza humana está sujeita ao erro e inclinado ao mal no exercício de sua liberdade. Por isso é preciso amar a liberdade e defende-la, mas também é necessário educa-la para que seja ?a liberdade que Cristo nos ganhou? (Gálatas 5,1).

5. A vocação do ser humano

Com sua morte na cruz Cristo livrou a humanidade do demônio e do pecado, merecendo para todos a vida

nova no Espírito Santo; com a sua graça restaurou o que o pecado tinha destruído. E esta senda que Cristo traçou é a que deve seguir todo aquele que queira ir após Ele, para unir-se com Ele, para identificar-se com Ele. Não existe outro caminho. Nesta união com Cristo se alcança a perfeição da caridade, a santidade à qual todos estão chamados, como ensina o Concílio Vaticano II: ?Todos… são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade?. A vida em Cristo atinge sua plenitude na glória do céu.

6. A vocação do ser humano e a felicidade

Além de santos, Deus nos quer felizes, mesmo contando com que ? enquanto peregrinamos ? precisamos

carregar a cruz, que é a condição da existência cristã. A felicidade na terra sempre traz consigo o meio amargo da precariedade. Este paradoxo fica muito bem manifestado nas bem aventuranças, nas quais Jesus ensina quais são os verdadeiros bens. Somos herdeiros do Reino de Deus, e nossa verdadeira e plena felicidade se realizará na visão de Deus, no descanso com Deus.

A vida eterna é um dom gratuito de Deus, tão sobrenatural como a graça que conduz a ela.

7. Cristo, princípio e meta de todo ser humano

Cristo, que é o Senhor do cosmos e da história, é para o ser humano em particular ?o caminho, a verdade

e a vida? (João 14,6). Em quanto Deus é o criador do universo, que é sustentado com sua palavra poderosa; como homem, é o Redentor do mundo, o único Redentor, pois não existe outro que possa nos salvar. Por isso nossa dignidade, nossa verdade, nossa vida, nosso caminho é Jesus Cristo, a quem o ser humano deve buscar, seguir e amar: ?Se conheces a Cristo, sabes tudo; se ignoras a Cristo, não sabes nada?, dizia o escrito afixado em uma biblioteca.

O ser humano de nosso tempo tem especial necessidade de buscar, de encontrar a Cristo, já que está vendo destruídas todas as suas esperanças e ninguém mais que Cristo poderá livrar a humanidade do desamparo que a aprisiona. Cristo é a esperança da humanidade, porque ?Cristo é o amor que ama, é o caminho para ser andado, a luz para ser acesa, a vida para ser vivida, o amor digno de ser amado? (Madre Teresa de Calcutá).

Quem encontra a Cristo experimenta o milagre de ver sua vida transformada, com um ideal que o apaixona e lhe dá vontade de viver, como a loucura confessada por São Paulo: ?Já não sou eu quem vive, é Cristo que vive em mim? (Gálatas 2,20).

8. PROPÓSITOS DE VIDA CRISTÃ:

Meditar muitas vezes nas palavras do Papa São Leão Magno: ?Reconhece, cristão, a tua dignidade?, e tirar conseqüências para a própria vida.

Aproveitar o estudo desta parte do Resumo do Catecismo da Igreja Católica? não só para conhecer, mas para realmente ?viver em Cristo?.

Frente à onda de ignorância, tomar a determinação de buscar a Cristo, para conhece-Lo e ama-Lo melhor.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *