Formação

Advento: tempo de celebrar a esperança no Senhor que vem!

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O Advento marca o início do novo ano litúrgico na Igreja.Deste modo passamos do ciclo ‘C’ para o ciclo ‘A’. Na história da formação doAno Litúrgico este período foi o último a ser formado.

Pelo final do século IV é que se tem notícias deste tempo,ora caracterizado pelo sentido escatológico, ora como período de preparação aoNatal. O Concílio Vaticano II fez intencionalmente uma síntese destas duasrealidades em sua reforma litúrgica.

Duas partes formam o Advento. A primeira inicia-se com asvésperas do I domingo estendendo-se até o dia 16 de dezembro. É o memorial “davolta gloriosa de Cristo como juiz no fim dos tempos” ; a segunda partecompreende os dias entre 17 e 24 de dezembro e estes estão orientados àpreparação do Natal do Senhor.

Na liturgia eucarística o Advento é qualificado ao máximonas orações eucológicas (oração da coleta, sobre as oferendas e após aComunhão), nos prefácios e na liturgia das horas, na qual vem expressasinteticamente nos hinos e Salmos.

 

Teologia do Advento

O conteúdo teológico do Advento é riquíssimo, leva em contao mistério da vinda do Senhor na Encarnação e na sua Parusia (do grego, quesignifica a segunda vinda gloriosa de Nosso Senhor). Abrange o início e o fimda vinda de Cristo em nosso meio.

No primeiro Advento, o de Sua Encarnação, o Verbo habitou nomeio de nós (Jo 1, 14), fazendo-se igual ao homem em tudo, com exceção dopecado (Hb 4,15). No segundo Advento o Senhor virá em toda a sua glória, e“todo homem verá a salvação de Deus” (Lc 3,6).

São Bernardo de Claraval situa, entre o primeiro e osegundo, um terceiro Advento ou medius adventus. Este se trata de uma voltaiminente de Cristo; ela é espiritual, contínua e manifesta o poder de suagraça. Thomas Merton, comentador do santo abade de Claraval, explicita que estavinda intermediária é um período de tensão entre o medo e a alegria, no entantoé uma luta salutar. Podemos também compará-lo ao combate entre o novo e o velhoem nós, como descreve o Escrito Obra Nova da Comunidade Católica Shalom .

Além de ser um tempo forte de preparação para a vinda doSenhor, escatológica e na encarnação, o Advento aponta para a missionaridade daIgreja que é chamada, a todo tempo, a anunciar a vinda do Reino de Deus, quenas palavras do Papa Bento XVI em seu livro Jesus de Nazaré , retomando acompreensão de Orígenes, é o próprio Cristo o Reino de Deus.

Celebramos no Advento o “já” e o “ainda não” da Salvação.Contemplamos o Cristo que já se fez carne no meio de nós e o esperamo-lo em suasegunda vinda gloriosa e definitiva. Por isso a vivência destas semanas deveser marcada por uma jubilosa expectativa, vigilância pela oração, esperança econversão.

 

Sugestão de como celebrar o Advento

 

A Coroa do Advento

Existem várias formas de celebrar bem o tempo litúrgico doAdvento. Prestando atenção à Liturgia Eucarística que é a Liturgia porexcelência, nortar-se-á que tudo concorre para um mergulho em profundidade nariqueza que encerra esse período de preparação à vinda do Senhor.

Outra forma é rezar em família com a Coroa do Advento. É ummodo de introduzir a família na celebração deste mistério. Na liturgia chamamosisto de mistagogia, fazer a pessoa adentrar no mistério celebrado.

A Coroa do Advento é uma tradição antiga e muito simples dese fazer. Vejamos os elementos necessários:

Ramas verdes que significam a Esperança e as bênçãosderramadas pelo Senhor em sua primeira vinda e que nos remetem à Esperança naParusia. A Coroa em sua forma circular indica que não tem princípio nem fim,semelhante ao amor de Deus que é eterno por cada um de nós.

Dentro da Coroa põem-se quatro velas, simbolizando as quatrosemanas do Advento. A cor das velas pode ser roxa, cor utilizada para esteperíodo. Cuide-se para que uma das velas seja de uma tonalidade mais clara,pois representa o domingo Gaudete ou da alegria, o terceiro na semana doAdvento.

A Coroa do Advento deve ser colocada num local privilegiadoda casa (pode ser onde se faz refeições), e deve ser escolhido um horário noqual todos possam rezar diante dela. A cada semana acende-se uma vela, gestoque deve ser repetido durante toda a semana. A cada domingo um membro dafamília acende a vela.

Pode ser dividido desta forma: na primeira semana, o filhomais novo; na segunda, o filho mais velho; na terceira, a mãe e na quarta o pai,ou outra forma que a família achar conveniente.

No acendimento da vela pode-se cantar uma música de Adventoe fazer uma breve oração. Para isso podem ser escolhidas quatro intençõesespeciais para se rezar naquela semana, não esquecendo de pedir pela paz emIsrael, pela iluminação de nossos irmãos judeus e pela Igreja.

 

Três personagens marcam esse tempo: Isaías, João Batista eNossa Senhora.

– Isaías – Por uma tradição muito antiga foram escolhidos ostextos do profeta Isaías para as leituras durante o Advento, porque se vê neleso tema da esperança.

– João Batista – Este é um verdadeiro ícone do Advento. É oprofeta que se situa na linha divisória entre o Antigo e o Novo Testamento.Aponta para uma realidade nova, a vinda do Messias do qual foi precursor.

– Nossa Senhora – A celebração da Imaculada Conceição deNossa Senhora celebrada no início do Advento (8 de dezembro) não representa umaruptura deste período, mas é parte integrante do mistério. Maria concebidaImaculada é protótipo da humanidade redimida.


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