Formação

Advento, tempo de espera

comshalom

Advento 1

Vivemos em uma sociedade. Mediante a isso, somos chamados pelo mundo a viver conforme o modelo de vida que as consequências nos impõem, porém essa realidade não segue uma lógica.

Podemos colocar como consequência em primeiro lugar o imediatismo, que é basicamente o principal fator do nosso tradicional modo de viver, acrescentando a impaciência, pois estes estão interligados. O egoísmo e a desesperança também estão presentes nessa sociedade que se diz “livre”. Como verdadeiros cristãos, somos chamados, neste tempo do Advento, a ter esperança no nosso Amado, pois é Ele na sua infinitude, o maior motivo de nossa espera, de nossa alegria. O livro “Cântico dos Cânticos” nos diz isso de uma forma muito bela:

“Oh, esta é a voz do meu amado! Ei-lo que aí vem,
saltando sobre os montes,
pulando sobre as colinas.” 
Ct 2 – 8

“Arrasta-me após ti; corramos!
…Exultaremos de alegria e de júbilo em ti.
Tuas carícias nos inebriarão mais que o vinho.
Quanta razão há de te amar!” Ct 1 – 4 

O Advento é o primeiro tempo do Ano Litúrgico e antecede o Natal. Para os cristãos é um tempo de preparação, de alegria e de expectativa. Os fiéis, esperando o nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a paz. Podemos viver este momento como uma grande oportunidade de mudança em relação à nossa vida como um todo. O Advento não é apenas o tempo de preparação para a vinda do Filho do Altíssimo, mas podemos vivê-lo, também, como uma abertura de Deus para conosco, levando-nos a pensar em mudança, em vida nova. Um novo Ano Litúrgico pode significar para nós um novo ano de vida, uma nova esperança em Cristo. Juntamente com o Santo Espírito e a intercessão da Nossa Mãe, a Santíssima Virgem Maria, fixemos o nosso olhar no Senhor e, cheios de amor e esperança, vejamos além, vejamos com os olhos da fé a chegada do nosso Belíssimo Esposo.

Missão de Salvador

Edição: Emanuele Sales


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *