Formação

Ainda vale o velho princípio?

comshalom

Dom Aloísio Roque Oppermann


Foramos grandes pensadores do cristianismo primitivo que compararam a Igrejaà arca de Noé: somente os homens que estiveram a bordo dessa embarcaçãoconseguiram se salvar das águas do dilúvio, segundo narra o LivroSagrado. É a figura da Igreja Católica. Tal princípio jamais foidesdito, mas ao contrário, vários Concílios o reafirmaram. “Forada Igreja não há salvação”, segundo afirma Santo Agostinho, parece umaafirmação por demais dura e excludente. Mas positivamente entendida,expressa a vontade do Salvador. Isso significa que a salvação vem deJesus Cristo-Cabeça, através da Igreja, que é seu corpo, Ela énecessária para a salvação. O caminho da salvação é Cristo, que setorna presente no seu Corpo (Igreja). Precisamos ligar essas duasverdades: “Deus quer salvar a todos os homens” (1 Tim 2,4); e a Igreja é necessária para alcançar essa salvação, por ser a única esposa do Salvador.  Abandonar a Igreja Católica, para buscar milagres (quase sempre falsos) em outras comunidades, ou buscar vantagem financeira garantida – buscam a prosperidade neste mundo – é um ato de apostasia da fé. O que as Escrituras falam disso – basta conferir o julgamento severo de 1.Jo 9-11.

Aunicidade da Igreja – “sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt16,18) – reclama de nós uma aceitação firme. Eu creio na Igreja una,santa, católica e apostólica. É artigo de fé. Mas secontinuamos a manter permanentemente que só na Igreja Católica sealcança a salvação, mantemos com a mesma firmeza que esse princípioadmite razões históricas. Ela não visa aqueles, que sem culpa,desconhecem a Cristo e à sua Igreja. Aqueles que buscam a Deus comcoração sincero e reto, e seguem sua consciência, podem conseguir asalvação eterna. Deus pode, por caminhos, só deleconhecidos, levar à fé. “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11,6). Nesta salvação estão envolvidos, de alguma forma, os pagãos, osseguidores de falsas denominações, os homens e as mulheres de boavontade. Neste mundo, em que se troca de partido político segundo asconveniências, mudam-se costumes e de vestuário de acordo com a moda, anossa fé católica deve permanecer firme. “Só quem perseverar até o fimserá salvo” (Mt 10, 22).


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *