“A realidade e os desafios da família”, “O amor no matrimônio” e “A educação dos filhos” foram os temas do segundo dia de retiro da Comunidade de Aliança e Comunidade de Vida (CACV) em Fortaleza. As pregações tiveram como base capítulos da Alegria do Amor, exortação apostólica do Papa Francisco sobre o amor nas famílias.
Laura Martins, consagrada da Comunidade de Aliança, apresentou os principais desafios que as famílias têm vivenciado nos dias de hoje. Entre eles, a cultura do individualismo, o relativismo moral, o isolamento social e os relacionamentos fluídos causados pelas redes sociais têm se apresentado como grandes ameaças. Comentando o distanciamento entre pais e filhos, Laura explicou que o amor exige presença, ou seja, é preciso que os pais gastem tempo cuidando dos filhos e que, no futuro, os filhos gastem tempo cuidando dos pais.
“O contrário do amor não é o ódio, é a indiferença”, explicou Carmadélio Sousa,um dos responsáveis pela formação na Comunidade Shalom. Ele destacou ainda que entre os casais deve sempre existir o exercício do perdão. Alargando o entendimento para a realidade dos postulantes e discípulos, o consagrado enfatizou que nas Casas e Células comunitárias também deve existir esse exercício, pois “somos caniços rachados”. Carmadélio pregou também que é preciso esquecer um pouco a conversão dos outros e passar a amá-los mais.
Trazendo alguns testemunhos, Aurinildo Leão, responsável pela difusão do Carisma, tratou da educação dos filhos. Em sua partilha, ele explicou que os filhos devem ser educados em vista da eternidade. “As nossas lutas, os nossos cansaços, são em vista de novos santos”, enfatizou. De acordo com o pregador, a missão de educar é dada por Deus aos pais e as escolas são auxílio para eles nesse sentido. No entanto, é preciso ter cuidado ao escolher a escola do filho. O missionário partilhou ainda sobre como o Colégio Shalom tem ajudado na transmissão de valores evangélicos para os filhos.
Leia a exortação AMORIS LÆTITIA disponível em http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20160319_amoris-laetitia.html
Por Jonas Viana