Institucional

Alegria do Evangelho: Encontro Geral da Obra reúne 6 mil pessoas em Fortaleza

comshalom

alegria do evangelhoA presença e o amor de Jesus, geradores de alegria verdadeira que impulsiona a evangelização, podem ser experimentados nas tribulações, sofrimentos e fraquezas da vida cotidiana. Essa foi a principal mensagem do fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, em pregação para mais de 6 mil membros de grupos de oração e da Comunidade reunidos no Encontro Geral da Obra. Durante o evento, realizado no domingo (17), em Fortaleza, palestras e painéis temáticos foram inspirados pela Evangelii Gaudium, “Alegria do Evangelho”, primeira exortação apostólica do Papa Francisco.

Com o tema “Somos uma Família” e o lema “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus” (Evangelii Gaudium), o objetivo foi promover a renovação da fé e da união dos engajados na Missão de Fortaleza. Louvor, adoração ao Santíssimo Sacramento e a Missa presidida pelo padre Antonio Furtado marcaram o evento. Na homilia, o sacerdote destacou a vida de oração como combustível para a evangelização.

moyses encontro geral“Mesmo nos nossos problemas, mesmo nas nossas tribulações, nas nossas fraquezas, podemos experimentar a força, o poder, a presença de Jesus que nos consola, que nos dá a paz e que nos dá uma fonte, uma fonte suave, contínua, consoladora, de alegria”, afirmou Moysés, durante a manhã.

Segundo o fundador, a esperança e a alegria são dons de Deus, nunca negados ao ser humano. Ele destacou atitudes apresentadas pelo Papa na Evangelii Gaudium que podem “roubar” esses dons: “o individualismo, a crise de identidade, rotina cinzenta, pessimismo estéril, comodismo espiritual, mundanismo espiritual”. A solução, de acordo com a exortação de Francisco, está em deixar-se conduzir pelo Espírito Santo; rezar e trabalhar; evangelizar com parresia; ter paixão por Jesus e por Seu povo; tocar “a carne sofredora de Cristo”; e cultivar o estilo mariano de vida.

Clique aqui e confira a palestra completa.

Emmir Nogueira Encontro Geral da ObraÀ tarde, painéis temáticos tiveram a participação de membros da Comunidade de Aliança, do responsável local do Shalom em Fortalezada, padre Sílvio Scopel, e da cofundadora, Emmir Nogueira.

“Quando estamos juntos, servindo juntos, gastando a nossa vida juntos, nós somos defendidos de muitas tentações. Ser uma só família não significa ser um monte de gente junta, isolada e amarrada com um cordão, mas significa estarmos juntos com o mesmo ideal, querendo fazer a vontade de Deus”, disse Emmir.

Padre Silvio apresentou os números da Missão de Fortaleza. São quase dois mil membros da Comunidade de Aliança, cerca de mais de 300 da Comunidade de Vida e seis mil membros de grupos de oração Shalom. Citou também a ação evangelizadora através as rádios Shalom 690 AM, sediada na capital cearense, e Boa Nova AM 1410, de Pacajus, na Região Metropolitana.

Carmadélio Sousa, missionário da Comunidade de Aliança e blogueiro falou sobre a evangelização na internet. “Por que nós católicos somos chamados a evangelizar na internet? Porque devemos estar onde o homem está? As redes sociais são lugares de vivência da fé e nos convidam a uma vivência que não está fora da minha realidade”, afirmou. Para ele, a coerência do testemunho nas redes sociais é essencial ao cristão.

Confira as fotos do evento aqui.

 

Emanuele Sales


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *