Notícias

Amigo do Céu: Descubra qual o seu Santo Intercessor de 2020

Acabou a espera! Conheça o seu Santo intercessor de 2020!

Como já é tradição na Comunidade, no início de cada ano, depois de um breve momento de oração, “tiramos o nosso santo padrinho”, somos escolhidos por esse santo, para trilharmos um caminho de amizade no ano que se inicia, no desejo de crescermos na santidade com seu auxílio, buscando conhecer melhor sua vida e pedindo sua intercessão, também nos comprometemos a orar e nos sacrificar por algumas intenções de oração referentes ao santo e às intenções da Igreja e da Comunidade.

Essa prática iniciou-se em 2000, através de uma conversa informal entre o Padre João Wilkes e a nossa cofundadora, Emmir Nogueira, em dezembro de 2000. Recordando uma experiência pessoal vivida nos anos anteriores através das Irmãs Carmelitas de Propriá, que sortearam em seu lugar seus santos padrinhos a cada ano e, lendo, pela providência de Deus, em um livro um trecho referente ao assunto, veio a inspiração daquilo a ser vivido na Comunidade no coração da nossa cofundadora:

“Na aurora de cada ano novo, pedimos a um santo que nos escolha e ele terá o encargo de cuidar bem de nós durante todo o ano. Ele nos protegerá, nos soprará os bons caminhos a tomar e nos introduzirá em sua graça própria. Para saber qual é o santo que nos escolheu, reunimo-nos para orar e, após invocar o Espírito Santo, fazemos circular entre nós um cesto cheio de papeletas cuidadosamente dobradas. Nomes de santos estão ali escritos, juntamente com algo que eles disseram ou uma palavra que lhes diz respeito. E cada um recebe também uma tarefa que tem a ver com este santo. É surpreendente constatar a que ponto os santos tomam a peito seu ministério para conosco, cada um segundo a sua personalidade! Se alguém não conhece o santo que pegou, será uma boa ocasião para descobri-lo e para deixar este santo edificá-lo, transmitir-lhe ensinamentos. Se já o conhece um pouco, será a ocasião para conhecer outras facetas suas e sobretudo para tomá-lo como companheiro de caminhada. Deve-se saber que são os santos que nos escolhem e que não somos nós quem os escolhemos. Isto nos dá segurança, como tudo o que vem do alto” (Soeur Emmanuel, in Medjugorje, anos 90, ed. Loyola, 1998, pp 250-252)

Orientações Gerais

Você encontrará a lista de santos baseada na lista dada pela Sœur Emmanuel no seu livro e adaptada à nossa realidade, aos santos mais conhecidos de nossa vocação e às intercessões específicas do que mais precisávamos em 2000 e atualizadas para as necessidades de hoje e à cultura de intercessão pela Difusão do Carisma.

A retirada do nome dos Santos Amigos deve ser precedida de uma oração de Invocação do Espírito Santo para que o Senhor nos indique que santo nos escolheu – a escolha é dele, não nossa! – para nos apadrinhar (interceder especialmente por nós) durante o ano que entra. Caso isso não seja possível nesta data, a mesma poderá ser feita na primeira oportunidade em que estiverem reunidos. O importante é a comunhão entre os irmãos pois a mesma reflete a Comunhão dos Santos.

Conforme a condução do Espírito Santo na Assembleia Geral de 2013 com relação à profunda cultura de intercessão e de comunhão:

“As sementes do Evangelho também serão difundidas pela graça da intercessão, através do Carisma Shalom, nos mais diversos e distantes terrenos do mundo. A intercessão preparará os terrenos destes lugares para as quais o Senhor nos enviará e, ao mesmo tempo, gerará nos corações dos intercessores a compaixão pelos povos, bem como o desejo de partir para anunciar Cristo até os confins da terra” (AG 2013, art 25).

Dessa forma, somos convidados a nos tornar, pela intercessão, protagonistas do avançar do Carisma com parresia, em novos espaços, novas terras e novos povos.

Como fazer?

1º Baixe este arquivo:

SANTOS PADRINHOS 2020

2º Imprima, recorte e coloque os papéis dobrados em um cesto.

3º Faça uma breve oração conforme dito nas orientações acima.

4º Retire com confiança e descubra qual o seu Amigo do Céu.

Descubra o seu Amigo do Céu online

Caso esteja sozinho ou não tenha impressora, faça uma breve oração e em seguida utilize o link abaixo.

Clique e descubra seu Amigo do Céu


Comentários

[fbcomments]

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fiquei muito feliz São Miguel Arcanjo me escolheu será o meu Santo protetor pra esse ano novo de 2020 obrigada meu DEUS!

  2. Fiquei muito feliz por Santo Antônio de Adabe ou Santo Antão (santo dos monges católicos) por ter me escolhido. Pude pesquisar um pouco de sua história e suas lutas e me encantei. Obrigada comunidade Shalom por ter me dado a oportunidade de ter sido apadrinhada por esse Santo que venceu todas as tentações do maligno.

    1. Santa Teresa de Los Andes (13 de julho).
      Foi a Santa que me escolheu.
      Não a conheço, mas vou pesquisar sobre a sua vida.

  3. Fui escolhido por São Francisco de Assis! O interessante que, antes de efetivamente saber quem seria o meu santo padrinho, meu coração já batia fortemente, sabendo que ele iria me escolher. Foi incrível!!!

      1. Um texto de minha autoria que pode ajudar-vos.

        Richard de Arnsberg nasceu na Inglaterra, pouco se sabe sobre a origem de sua vida por lá. O que se sabe é que veio para a Alemanha, na região da Vestfália para entrar em um mosteiro chamado “Wedinghausen” e ali se tornou Padre de uma Ordem chamada Ordem Premonstratense ou Ordem de São Norberto ou ainda Cândida e Canônica Ordem Premonstratense (do latim Candidus et Canonicus Ordo Præmonstratensis). Uma Ordem fundada por São Norberto de Xanten que seguia a Regra de Santo Agostinho e se organizava como uma comunidade de Padres (Canonias) que tentavam seguir o rigor da vida monástica ao mesmo tempo que tinham um cuidado também pastoral.

        Ali, Richard trabalhou na sala de escrita, escrevendo a mão muitos livros que seriam adicionados à biblioteca do mosteiro, os quais tinham uma qualidade excepcional. Entre suas obras autorais confirmadas estão três livros: Um sobre a lei da igreja, outro sobre o Cânone da Missa e uma biografia de Santa Úrsula.

        Tem como relíquia a sua própria mão, que segurava a pena com que ele escreveu os manuscritos no mosteiro, dessa relíquia, conta um historiador da época:

        “Em Arnsberg, um mosteiro da ordem premonstratense , como ouvi de um padre dessa ordem, havia um escriba, um certo Richard pelo nome, um inglês pelo nascimento. Ele escrevera muitos livros neste mosteiro, com as próprias mãos, esperando a recompensa por seu trabalho no céu. Quando morreu, foi enterrado em um local venerável. Depois de vinte anos, seu túmulo foi aberto e encontraram sua mão direita tão fresca e intacta como se tivesse acabado de ser cortada do corpo vivo. O resto da carne virou pó. Como prova desse grande milagre, a mão ainda é mantida no mosteiro hoje. Era fácil imaginar que a mão deste escritor segurava a pena.”

        A relíquia tem o nome de “mão negra” e até hoje é mostrada em exposição no mosteiro, em Arnsbenrg, na Alemanha. Uma curiosidade, é que esse mesmo mosteiro há um tempo atrás recebeu membros da Comunidade Católica Shalom, na Alemanha.

        A memória do Beato Richard de Arnsberg é celebrada no dia 30 de Dezembro, que ele interceda por todos aqueles que tem o dom da escrita e querem dedicar seus trabalhos a Deus
        Beato Richard de Arnsberg, rogai por nós!

        Fontes:

        Em português:

        https://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_Premonstratense

        Em Alemão:

        https://de.wikipedia.org/wiki/Richard_von_Arnsberg

        https://www.wp.de/staedte/arnsberg/kloster-wedinghausen-kirche-muss-neue-impulse-setzen-id9929020.html (Sobre a comunidade Shalom em Arnsberg).

        https://de.wikipedia.org/wiki/Kloster_Wedinghausen#cite_note-62

        https://www.arnsberg.de/kloster-wedinghausen/kloster/rueckblicke/heilige-und-selige.php

        https://www.arnsberg.de/kloster-wedinghausen/kloster/rueckblicke/schwarze-hand.php

        https://www.arnsberg.de/kloster-wedinghausen/kloster/rueckblicke/praemonstratenser.php

  4. Estou encantada. Meu amigo é são João Evangelista e Apóstolo. Há 33 anos eu tentava assumir o estudo bíblico do padre Jonas Abib, canção Nova sem ter perseverança. E este estudo começa justamente com a primeira carta de São João. Entendi então que ele via meu desejo e agora, hora de Deus, ele vai me ajudar. Obrigada Comunidade Shalom. Deus lhes pague. Estou gravíssima a vcs e a Deus. Heloísa. João Monlevade, MG.

    1. Richard de Arnsberg nasceu na Inglaterra, pouco se sabe sobre a origem de sua vida por lá. O que se sabe é que veio para a Alemanha, na região da Vestfália para entrar em um mosteiro chamado “Wedinghausen” e ali se tornou Padre de uma Ordem chamada Ordem Premonstratense ou Ordem de São Norberto ou ainda Cândida e Canônica Ordem Premonstratense (do latim Candidus et Canonicus Ordo Præmonstratensis). Uma Ordem fundada por São Norberto de Xanten que seguia a Regra de Santo Agostinho e se organizava como uma comunidade de Padres (Canonias) que tentavam seguir o rigor da vida monástica ao mesmo tempo que tinham um cuidado também pastoral.

      Ali, Richard trabalhou na sala de escrita, escrevendo a mão muitos livros que seriam adicionados à biblioteca do mosteiro, os quais tinham uma qualidade excepcional. Entre suas obras autorais confirmadas estão três livros: Um sobre a lei da igreja, outro sobre o Cânone da Missa e uma biografia de Santa Úrsula.

      Tem como relíquia a sua própria mão, que segurava a pena com que ele escreveu os manuscritos no mosteiro, dessa relíquia, conta um historiador da época:

      “Em Arnsberg, um mosteiro da ordem premonstratense , como ouvi de um padre dessa ordem, havia um escriba, um certo Richard pelo nome, um inglês pelo nascimento. Ele escrevera muitos livros neste mosteiro, com as próprias mãos, esperando a recompensa por seu trabalho no céu. Quando morreu, foi enterrado em um local venerável. Depois de vinte anos, seu túmulo foi aberto e encontraram sua mão direita tão fresca e intacta como se tivesse acabado de ser cortada do corpo vivo. O resto da carne virou pó. Como prova desse grande milagre, a mão ainda é mantida no mosteiro hoje. Era fácil imaginar que a mão deste escritor segurava a pena.”

      A relíquia tem o nome de “mão negra” e até hoje é mostrada em exposição no mosteiro, em Arnsbenrg, na Alemanha. Uma curiosidade, é que esse mesmo mosteiro há um tempo atrás recebeu membros da Comunidade Católica Shalom, na Alemanha.

      A memória do Beato Richard de Arnsberg é celebrada no dia 30 de Dezembro, que ele interceda por todos aqueles que tem o dom da escrita e querem dedicar seus trabalhos a Deus
      Beato Richard de Arnsberg, rogai por nós!

      Fontes:

      Em português:

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_Premonstratense

      Em Alemão:

      https://de.wikipedia.org/wiki/Richard_von_Arnsberg

      https://www.wp.de/staedte/arnsberg/kloster-wedinghausen-kirche-muss-neue-impulse-setzen-id9929020.html (Sobre a comunidade Shalom em Arnsberg).

      https://de.wikipedia.org/wiki/Kloster_Wedinghausen#cite_note-62

      https://www.arnsberg.de/kloster-wedinghausen/kloster/rueckblicke/heilige-und-selige.php

      https://www.arnsberg.de/kloster-wedinghausen/kloster/rueckblicke/schwarze-hand.php

      https://www.arnsberg.de/kloster-wedinghausen/kloster/rueckblicke/praemonstratenser.php

  5. Olá pessoal, a paz.

    Fui sorteado com o número 61. São Richard de Arnsberg me apadrinhou!
    Único problema é que não consigo encontrar informações a respeito deste santo em português. Preciso conhecê-lo melhor.
    Alguém pode me ajudar?

    1. sou cristao e quero a companhia , orientacao , do santo que me ajudara escolher caminhos onde terei dicernimento para servir a Deus ,nao somente a mim mas ao meu proximo

  6. Muito Bom !!!
    Irei ler sobre santa Gianna sei que era médica e defendia a vida é bem a minha linha. Monica a Consagrada da comunidade dizia que este santo iria se identificar conosco.