Formação

Ano Sacerdotal

comshalom


Dom Benedicto de Ulhôa Vieira

Nodia em que se encerrou o Ano Paulino, com que a Igreja quis que a vidae o ensino do Apóstolo Paulo fossem objeto de estudo e deespiritualidade, o Papa atual convidou a Igreja e sobretudo o clero afazer, deste outro ano, um esforço de estudo e afervoramento sobre osacerdócio. É o Ano Sacerdotal.

Oque motivou o Santo Padre a isto foi a comemoração dos cento ecinquenta anos da morte de São João Maria Vianney, o virtuoso pároco deArs, na França. Já Pio XI o havia constituído como modelo e patrono dospárocos. Agora Bento XVI quer que o Santo seja patrono de todos ossacerdotes diocesanos, por ter sido exemplar modelo de dedicação à suapequenina – e hoje universamente conhecida – paróquia de Ars.

Seucorpo não foi consumido na escuridão da sepultura. Está intacto, comose tivera acabado de morrer. E isto, há cento e cinquenta anos! Tive –como muitos outros já tiveram – a emoção de celebrar a Missa no altarem que jaz seu corpo intacto, usando o velho cálice dele, relíquiapreciosa de sua piedade e de seu fervor. É este o Santo protetor dosacerdote diocesano, nosso modelo de santidade e dedicação aoministério.

Nãoé de hoje que a Igreja-Mãe se preocupa com a santidade de seus padres.Basta lembrar que o Concílio Vaticano II, querendo mostrar aimportância do sacerdócio ministerial, redigiu três documentosreferentes a este assunto: um sobre o episcopado, que é o sacramento daordem na plenitude; o outro sobre o presbiterato, sacerdócio do segundograu e o terceiro sobre a formação sacerdotal do futuro padre.

Nãoé de hoje que os Papas se preocupam com a vida e a santidade dosacerdote. Desde São Pio X, fundador de nossa diocese de Uberaba, comoos pontífices que lhe sucederam, enriqueceram a Igreja com exortaçõesapostólicas, que são, ainda hoje, verdadeiros tratados de santidade davida sacerdotal para os ministros do Evangelho.

Nasrápidas e estonteantes transformações por que passa o mundo e diante danecessidade da ação pastoral que hoje onera o sacerdote, o AnoSacerdotal é um estímulo ao padre para a fidelidade à sublime vocação eum convite à Igreja para acompanhar os seus pastores com o carinho desuas preces e a força de seu apoio.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *