Formação

Aquele que deve vir

comshalom

Advento é a espera do Senhor:  Jesus vem nos procurar. O evangelho de (Mateus 11,2-11) nos recorda que também nós devemos procurar o Senhor. No silêncio de nosso coração, na escuta de sua Palavra, nos acontecimentos de nossa vida. O encontro com o Senhor está na origem da alegria do cristão.

A leitura de Isaias 35, 1-10 lembra o tempo do exílio na Babilônia, quando o povo de Israel vivia no desânimo e sem confiança, chorando a pátria perdida. O profeta do exílio o convida à esperança e à alegria, anunciando uma nova iniciativa de Deus. Deus virá à procura do seu povo, e o reconduzirá a Sião. Os sinais dessa libertação serão típicos dos tempos messiânicos: cegos, surdos, aleijados, mudos, recuperarão a cura. São os gestos de libertação que cumprirá Jesus no meio das multidões da Palestina.

O apóstolo Tiago, sugere às comunidades cristãs a atitude justa dos discípulos que esperam o Senhor, propondo três verbos a serem conjugados com solicitude cristã: sede pacientes, até a vinda do Senhor Jesus; não vos lamenteis uns com os outros, porque não é digno dos discípulos lamentar-se. Tomai como modelo os profetas, que anunciaram e testemunharam.

Hoje, reencontramos no evangelho de Mateus os personagens do domingo passado: Jesus, e ao longe o Batista, o seu precursor. Ao longe, porque fechado na fortaleza-prisão de Macheronte. Os discípulos de João o procuraram na prisão, mas João não os tem mais ligados a si, encaminha-os a Jesus. Manda-os expressamente perguntar a Jesus: “És tu aquele que deve vir, ou devemos esperar um outro?” O Batista sabe bem quem é Jesus, porém não responde diretamente: quer que seus discípulos cheguem a compreendê-lo sozinhos. Também Jesus não responde diretamente, mas lhes fornece os dados necessários, para conseguir resolver os seus problemas por si.

Os dados: Jesus está cumprindo ações que os profetas atribuíram ao futuro Messias: os doentes são curados, os mortos ressuscitam, aos pobres é anunciada a salvação. Cabe aos discípulos de João fazer o raciocínio e tirar as conclusões. Fizeram-nos e voltaram a referir ao Batista. Ficaram persuadidos e passaram a Jesus.

Os discípulos do precursor são pessoas inquietas, que procuram Deus e a verdade; que querem compreender para viver com sentido. O evangelho parece sugerir que também nós devemos assumir esta atitude, característica do coração humano;  a sede do  saber, a necessidade de descobrir alguém que explique e oriente. O cristão, enquanto for inquieto, pode estar tranqüilo, disse um romancista. Podemos estar tranqüilos se vivermos o modo da inquietude e da procura. Cremos que o estamos vivendo enquanto procuramos a Cristo e vivermos como ele viveu. De algum modo somos herdeiros daqueles antigos discípulos do Batista, que procuravam a verdade e Deus.

Em todo o mundo há pessoas que procuram, querem compreender, encontrar um sentido, para agir de modo consciente e construtivo. Vive-se uma vez somente, e se não fizer alguma coisa de válido, são criaturas inúteis, sem metas, vive-se em vão.

De fato não todos estão à procura de Deus. Sobretudo na nova geração da sociedade diferenciada: a sociedade do bem estar, que oferece aos jovens mil possibilidades diferenciadas para experimentar, escolher e realizar-se. Mil interesses, mil ocupações e distrações.

A voz de Deus, por sua vez, tantas vezes é um murmúrio quase imperceptível. Para ouvi-la temos necessidade de silêncio em torno a nós e dentro de nós. Temos necessidade de silêncio em nossas casas, de apagar alguma vez o televisor. Alguém chegou a dizer que o melhor televisor é o que está estragado: exagero!, mas basta saber escolher. Temos necessidade de silêncio, de boa leitura, de oração, de recolhimento.

Resta ainda a fazer depois de ter encontrado o Senhor: abrir-lhe a porta, deixá-lo entrar em nossa casa, dar-lhe espaço em nossa vida. O Papa João Paulo II, na Praça de São Pedro no dia da sua eleição, exclamou: “Não tenhais medo! Abri, antes escancarai as vossas portas a Cristo!” As portas se abrem de dentro. Os discípulos de João Batista o encontraram.

O Natal do Senhor está perto.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *