Formação

Ascese Solidária

comshalom

Dom Walmor Oliveira de Azevedo

Atirania do desejo e o entendimento de uma autonomia pelo direito de usoda própria liberdade, entre outros vetores, têm criado uma culturapouco solidária em se considerando os padrões exigidos para um adequadoenfrentamento dos problemas e demandas que são gritantes nos cenáriosmundiais contemporâneos. A referência a padrões adequados desolidariedade é convicção de que a solidariedade é um ingredienteindispensável para a configuração de uma nova compreensão cultural euma definição nova de dinâmicas organizacionais e funcionamentos nasinstituições e na sociedade. Na verdade, solidariedade, fonte de valormoral, é um remédio indispensável para as labutas desta hora. Asdefinições estratégicas e os redesenhos na geografia da gestão nãopodem dispensar o exercício da solidariedade presidindo os corações einfluindo nos processos de discernimentos e escolha de prioridades.

Docontrário, a hegemonia será dada a interesses e prioridades que geram,ao contrário de promover a superação, a exclusão, a cultura dadesonestidade, a mesquinhez dos próprios interesses com a incapacidadede perceber a necessidade dos que precisam mais. Solidariedade,portanto, não pode ser um gesto esporádico ou um ato pontual na vida dealguém para alguém. O entendimento de solidariedade é a exigência dereconhecer, no conjunto dos liames que unem os homens e os grupossociais entre si, o espaço oferecido à liberdade humana para prover ocrescimento comum, compartilhado por todos. A aplicação nesta direçãose traduz no positivo contributo que não se há de deixar faltar à causacomum e na busca dos pontos de possível acordo, mesmo quando prevaleceuma lógica de divisão e fragmentação; na disponibilidade a consumir-sepelo bem do outro para além de todo individualismo e particularismo,aponta o Magistério da Igreja Católica.

Naverdade, a convicção que precisa ser recuperada e fecundada é de que oprincípio da solidariedade exige que os homens e mulheres deste tempocultivem a consciência do débito que têm para com a sociedade em queestão inseridos. A consciência deste débito supõe uma novidade naconduta humana contemporânea. A proposta é o cultivo de uma ascese,isto é, uma vida ascética como possibilidade de crescimento e avançonuma configuração menos indiferente, egoísta e perversa que têm marcadoas feições deste tempo. Isto significa compreender e assumir um novodiscernimento a respeito da própria vida, do exercício das própriasresponsabilidades e a co-responsabilidade pelo bem de todos e pelocrescimento da coisa pública. Ora, não se pode admitir mais que sepense e organize a própria vida, fazendo uso do que está disponívelpara o bem de todos, com a meta de atendimento, a todo custo, dospróprios interesses e mesmo das próprias necessidades.

Estadireção é a direção do fracasso de qualquer sociedade ou grupo humano.Cria-se o desejo tirânico e a convicção do direito de se usufruir detudo sem comprometer a própria comodidade, devendo lutar,egoisticamente, para garanti-la previamente. Assim, a ascese é oconjunto de esforços para progredir na vida moral, religiosa, políticae cívica. É preciso esforço e método para se alcançar um modo de vivermais digno e mais solidário em se pensando os mais pobres e sofredores,aos milhares nos diferentes cenários do mundo. O esforço não pode serapenas para se conquistar comodidades e garantias. Há um esforçoindispensável para se alcançar uma compreensão e conduta moral quealavanquem a vivência cidadã pautada por valores cidadãos, peloaltruísmo, pela capacidade e gosto de fazer esforços e mesmosacrifícios pelo bem dos outros.

Estaé uma proposta na contramão da cultura atual. Mas, indispensável sobpena de fazermos da sociedade contemporânea um verdadeiro inferno dedisputa e usufruto desenfreado de tudo, valendo qualquer coisa, desdeque se atenda a necessidade tirânica do desejo ou a convicção dodireito de respeito à própria liberdade a qualquer custo. Ascesesolidária é uma exigência que adverte e aponta acerca dos excessos queestão na configuração do viver contemporâneo, acentuando a exclusão eperpetuando barbaridades contra pessoas e instituições, impedindocrescimento, atualização e novas respostas. Por isso, muitos não queremmudanças de nenhum tipo, em nada do que é seu com medo de não maisviver as ilusórias e medíocres garantias de comodidades.

DomHélder Câmara, o pastor da paz e irmão dos pobres, nas comemorações doseu centenário de nascimento neste ano, do seu coração fez nascer umagrande indicação, numa de suas poesias: “Não desça da Cruz! Que serádos homens se teu sacrifício parar no meio? Deixe que se arrastem astrês horas intermináveis. Espera o fel para os teus lábios e oferece opeito para o rasgão bendito. Fica até o fim. Ensina ao mundo adistinção essencial entre acabar e consumar-se.”


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *