Formação

Beato Carlo Acutis: De um jovem para os jovens

comshalom

No dia de Nossa Senhora Aparecida, nós lembramos do Beato Carlo Acutis, que fez sua Páscoa no Dia da Padroeira do Brasil!
Um jovem que anunciou a santidade com sua vida a outros jovens e hoje intercede por nós no Céu. 
Vamos nos aprofundar um pouco mais na espiritualidade e história dele.

Quem foi este beato?

Carlo Acutis nasceu no dia 03 de maio de 1991 (providencialmente a data em que se celebra as relíquias da Santa  Cruz). Como seus pais viajavam a trabalho, sua terra natal foi a Inglaterra e foi batizado na Igreja Nossa Senhora das Dores.

De família católica, porém não praticante, considerada laica, fica claro como Acutis deve a disposição de crescer  na espiritualidade e desde de criança demonstrava o interesse pelos assuntos da igreja.

Sua mãe D. Antônia afirma que Carlo perguntava muito sobre as verdades da fé, o que a fez se aprofundar nos ensinamentos da religião.

“Meu projeto de vida e sempre estar com Jesus”

Seu carisma espiritual sem dúvida é a Eucaristia. Ele dizia: “a Eucaristia é minha autoestrada para o Céu e recebeu Jesus Eucarístico aos sete anos de idade, em 16 de junho de 1998 . Tanto que afirmava: “Quanto mais recebemos a Eucaristia, mais nos tornaremos parecidos com Jesus.Ele teve  a certeza de que realmente o Senhor está na sagrada comunhão com seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade, e o adorava diariamente, indo todos os dias à Santa Missa.

Alguns segredos de Santidade do nosso beato amigo:

  1. É necessário desejar a santidade com o todo o coração e, se não desejamos ainda, temos que pedir esse desejo com insistência a Deus;
  2. Tentar ir à Santa Missa todos os dias e receber a comunhão; 
  3. Lembrar de rezar o terço diariamente; 
  4. Ler a passagem da Bíblia todos os dias;
  5. Fazer alguns momentos de adoração diante do sacrário, onde Jesus esta realmente presente;
  6. Tentar confessar sempre todas as semanas, mesmo os pecados veniais (esta se interliga com uma de suas frases “um balão para subir bem alto necessita despojar-se de tudo que pesa; pois assim faz a alma, para elevar-se ao céu, necessita tirar pequenos pesos que são os pecados veniais”;
  7. Fazer propósitos frequentes e oferecer flores a Jesus e Nossa Senhora. Entre os propósitos, ter especialmente presente o de ajudar os outros; 
  8. Pedir continuamente ao anjo da guarda para ajudar: ele deve ser o nosso melhor amigo .

A ligação com Nossa Senhora e o Brasil

Carlo era muito próximo de Maria e era grande a importância dEla em sua vida. A respeito da Virgem Maria dizia: “Nossa Senhora é a única mulher da minha vida”.

A sua devoção particular era através do santo terço. Por isso dizia que nunca faltava as palavras mais nobres do dia na recitação do Santo Rosário.

“O Rosário é a escada mais curta para se chegar ao Céu.”Sua relação com Maria se estende ao título de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do nosso país, que marcou de forma muito especial sua morte. Carlo faleceu vítima de Leucemia M3, em 12 de outubro de 2006 .

Veja outros pontos curiosos da relação de Acutis com o Brasil:

  1. ° A data de sua morte no dia da Padroeira (como já citamos);
  2. ° O Milagre para sua beatificação ocorreu no Brasil;
  3. ° O pároco da igreja que o adolescente frequentava era brasileiro e tinha o nome de Carlos;
  4. ° Seu corpo atualmente incorrupto é cuidado por irmãs capuchinhas brasileiras.


O exemplo de santidade da vida do jovem Carlo Acutis é Providência de Deus para nossas vidas e para o nosso tempo. Que ele interceda por todos os jovens, e que possamos festejar o dia de Nossa
Senhora Aparecida junto ao seu testemunho de Carlo. 

Carlo reforça com sua vida que a Santidade ocorre nos nossos dias e que não há idade para ela ou para nos apaixonar ainda mais pela Santa Eucaristia e os sacramentos. Vamos rezar a sua oração pela sua canonização?

Pai,

Que nos testes o testemunho apaixonado do jovem Beato Carlo Acutis, que fez da Eucaristia o centro de sua vida e a força de seu empenho diário para que também os outros vos amassem acima de todas as coisas, fazei com que possa ser em breve considerado um dos Santos de vossa Igreja.

Confirmai a minha fé, alimentai a minha esperança, revigorai a minha caridade à imagem do jovem Carlo, que ao crescer com essas virtudes, agora vive perto de Vós.

Concedei a graça que tanto desejo: (Dizer a graça)

Confio em Vós, Pai, em vosso Amadíssimo Filho Jesus, na Virgem Maria, Nossa doce Mãe, e na intercessão do vosso Beato Carlo Acutis.

Pai nosso ….

Ave Maria …

Gloria ao Pai…

Fontes:
Não eu, mas Deus”, biografia espiritual de Carlo Acutis de Ricardo Figueiredo.
Site: Vatican News

 

 

Mayhara Arnoni
Obra Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *