Formação

Big Brother Brasil

comshalom

Comercialmente analisando o Big Brother Brasil 9 éum primor de produção. O Reality show vai render cerca de R$ 280milhões para a Rede Globo. Com um único programa a emissora vai faturaro que a Rede Tv! arrecada durante um ano. O programa está repleto demerchandising e teve que ser prorrogado seu término para que pudesseatender todos os patrocinadores.

Por outro lado, em termos de audiência oprograma registra queda, uma média de 16%. Será que as pessoas estão sedando conta da importância de seu tempo? Talvez. O certo é que otelespectador cansa de programas vazios, sem conteúdos sólidos. Nem aedição de ponta do programa pode lhe devolver os altos índices deaudiências das edições anteriores.

Fato é que, mesmo com a queda de audiência o programa é líder e atinge uma parcela considerável da sociedade.

Na casa, vence aquele que for mais esperto; oque melhor souber articular, arquitetar. Vale tudo. Pelo o prêmioprometido os participantes não medem esforços e nem se preocupam emdeixar para trás princípios e outras noções de ética básica.

E na vida que imita a arte, porque estainfluência aquela, as pessoas seguem – direitinho – o ensinamento doprograma. Aproximar-se somente de quem é interessante,pois de quem nãose gosta é melhor nem chegar perto. Para destruir o outro se deve fazeralianças e para entorpecer a consciência boas doses alcoólicas.

Mas nada se compara à pena que se pode lançaras pessoas das quais não se gosta: colocar no paredão, e, eliminar.Parece até um ritual de guerra. Os passos são seqüenciais: Primeirotrata-se o outro como inimigo; após, arregimenta-se alguns coleguismoscom intuito de colocar no paredão e lá, lançar a sentença impiedosa:eliminar. O outro deve ser banido, deve sumir, pois é diferente e logoé tido como ameaça.

A cultura big brother é impiedosa e espalha umensinamento politicamente incorreto. Claro, o formato do programa, ofascínio por acompanhar a vida do outro parece sedar a consciência naconstrução de um raciocínio mais apurado e objetivo que consegueenxergar e discerni o que é mau e vem travestido de bem nesse programa.

 

Vanderlúcio Souza


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *