“Ensina-nos a rezar!” Esse pedido dos discípulos a Jesus ainda ressoa nos corações daqueles que amam a Deus e sentem a necessidade de se aprofundar na oração e renovar a esperança. Com esses mesmos desejos, os membros da Comunidade Shalom em Teresina se reuniram neste final de semana para o CACV, um dos principais encontros formativos do Carisma, que reúne anualmente os membros da Comunidade.
O encontro foi pregado por João Edson, missionário da Comunidade de Vida com promessas definitivas. Ele recordou que 2024 é um ano dedicado pelo Papa Francisco à oração, em preparação à celebração do Ano Santo de 2025.
“O ano jubilar remota à tradição judaica do jubileu (yobel). É um tempo de perdão e reconciliação, uma oportunidade especial para acolher o grande dom da misericórdia de Deus, que sempre nos espera, refletir de coração sincero sobre a nossa conversão, vida de oração, missionária e fraterna”.
A diversidade e a riqueza das expressões de oração constituem um pilar fundamental na identidade carismática da Comunidade Católica Shalom. Durante o encontro, foram destacadas as dimensões da oração dos jovens, das famílias e dos pobres. Cada uma não apenas reflete a diversidade vocacional do Carisma, mas, sobretudo, “o que nós somos”, enfatizou João Edson.
“A oração não é o que fazemos, mas o que somos”.
No cerne do CACV está o chamado à transformação interior e à intimidade com Deus. A oração não é apenas um ato, mas uma necessidade profunda na vida daqueles que almejam a verdadeira amizade com o Senhor. Ela é um canal de encontro com Ele, que molda a identidade, fortalece a vocação, nos envia em missão e renova a esperança.