Formação

Caminho para a Castidade

comshalom

Como seria o caminho para a castidade? Começo citando algo que diz no Catecismo sobre castidade: "Comporta a aquisição do domínio de si como expressão de liberdade humana voltada ao dom de si. É necessária, para esse fim, uma integral e permanente educação, que se realiza em graduais etapas de crescimento."(§488)

No que devo estar atento quanto a este auto-domínio? A tudo no meu falar, no meu amar, no meu pensar, no meu relacionar, no meu trabalho, … ,  para se ter uma idéia, a obediência e a pobreza, elas são bem vividas, quando somos castos. Uma pessoa que não é casta, não obedece a ninguém, usurpa de subterfúgios para fazer a sua vontade e se nega interiormente a responder com humildade o apelo do outro. Já quanto a pobreza, sem castidade se é  igual ao vento que não se deixa guiar, tornando-se alguém que olha para o hoje sem perspectivas do que é a eternidade, deseja o hoje, as posses, riquezas, e sempre estar acima de quem precisa e passando por cima do que necessita que muitas vezes é o seu maior tesouro para o céu.

Para que você não se desespere, porque grande é a misericórdia de Deus, no parágrafo seguinte a esse temos o antídoto: "Numerosos são os meios à disposição: a graça de Deus, a ajuda dos sacramentos, a oração, o conhecimento de si, a prática de uma ascese adequada às várias situações, o exercício das virtudes morais, em particular da virtude da temperança, que visa fazer guiar as paixões pela razão." (§ 490)

Chega a velha e tão somente bela análise do eu. Conhecer-se a si mesmo nos fará crescer na santidade, pois você foi feito para a felicidade, e aqui poderemos encontrar duas ações: uma é de alguém espiritualmente formado e que se deixou se formar para te ajudar, é importante para isto um diretor espiritual, estes junto aos meios acima citados são incorporados a vida através da ascese – ou seja da negação da própria vontade/comodidade em vista do bem maior.

Deus te ama, e não quer te ver a margem, mas quer estar com você no mar e te levar a um porto seguro.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *