Notícias

Cardeal Farrell em visita ao Shalom Amigo dos Pobres: “continuem a lutar contra a indiferença”

Representante do Papa Francisco pôde ouvir testemunhos de voluntários e pessoas assistidas pela casa São Francisco, no Centro de Fortaleza (CE)

comshalom
Foto: Comshalom | O representante do Papa Francisco deixou sua assinatura numa das paredes da casa que registra o nome de voluntários e benfeitores.

Dando continuidade à visita à casa mãe da Comunidade Shalom, o Cardeal Kevin Farrell, presidente do Dicastério para os leigos, a família e a vida, visitou a casa São Francisco, onde funciona o Shalom amigo dos pobres em Fortaleza. O prelado teve a oportunidade de conhecer as dependências da Casa que acolhe pessoas em situação de rua e oferece a eles refeições, higiene pessoal, assistência médica e social, além de um acompanhamento para reinserção social.

Leia mais | Quem o Shalom amigo dos pobre atende?

Cardeal Farrell caminhou pelas dependências da Casa São Francisco acompanhado por Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom, além de outros membros da comunidade e da equipe que serve na casa. O representante do Papa Francisco deixou sua assinatura numa das paredes da casa que registra o nome de voluntários e benfeitores. Sua visita terminou no café da casa São Francisco, um espaço inaugurado no ano passado, que é aberto ao público e funciona com voluntários da casa e como uma forma de ajudar os assistidos a retornar ao mercado de trabalho. 

Após ouvir três testemunhos de assistidos que hoje são voluntários, a assistente social que acompanha o trabalho desenvolvido ali e alguns parceiros, o Cardeal dirigiu uma palavra aos presentes. Sua mensagem principal foi de gratidão ao trabalho da casa, que ajuda aos presentes a lutar contra um dos maiores problemas do mundo de hoje, que segundo o Cardeal, é a indiferença.

“Uma das coisas que mais me impressiona do Shalom em todas as obras que tenho visto neste dias, tem sido essa luta contra a indiferença. Isto é algo que deve preocupar a todos, e eu digo que a todos os que são atendidos aqui, eu também no passado trabalhei num centro como este, e sei que vocês devem encontrar aqui um lar, e mais que um lugar onde tem assistência social ou assistência médica, devem encontrar uma família. É isso o mais importante que Shalom pode lhes dar. O mesmo nome ‘shalom’ significa paz, e a paz somente existe quando nos respeitamos uns aos outros”, afirmou o Cardeal Farrell.

Foto: comshalom | Cardeal Farrell dirige suas palavras aos assistidos pelo projeto amigo dos pobres e voluntários.

José Marques tem 51 anos, e testemunha que durante a pandemia estava em situação de rua e havia atingido o fundo do poço. Ele foi convidado por um amigo para tomar um café na casa e não conhecia nada sobre o trabalho desenvolvido ali e teve uma forte experiência de mudança de vida.

“Quando passei aqui em frente a casa, um conhecido meu me convidou para tomar um café. Eu achei que aqui era um bar, mas logo na entrada eu já fui amparado, aí tomei café, tomei um banho e ainda me ofereceram um almoço. Aí no dia seguinte eu voltei. Depois fui chamado para conversar com a assistente social. Um tempo depois fui me envolvendo com as atividades da casa, eu não sabia fazer nada, mas me metia a fazer. Fui ajudar na cozinha, hoje sou voluntário na manutenção da casa. Só tenho a agradecer”!

Foto: comunicação comshalom | José Marques dando seu testemunho

Célia Silva é a assistente social responsável por acompanhar os assistidos da casa e contou sua experiência com o trabalho desenvolvido ali.

“Minha história com o Amigo dos Pobres começou no início do projeto, quando durante a pandemia, nos pediam para ficar em casa e nós pensávamos nos que não tinham casa. Eu era recém formada e sabemos que não é tão fácil conseguir emprego, e neste sentido a Comunidade me ajudou materialmente e espiritualmente. Comecei aqui como voluntária e ganhei muito mais do que imaginava, eu aprendo muito com as pessoas assistidas aqui, eu vejo nas fraquezas deles, as minhas. Eu agradeço a Comunidade Shalom que me deu a oportunidade de estar aqui. Deus tem me abençoado muito desde que cheguei aqui”.

Foto: comunicação comshalom | Célia Silva em depoimento

A visita terminou com um lanche oferecido ao Cardeal pelos próprios voluntários da Casa, e um momento de oração, em que os presentes puderam rezar uns pelos outros para que Deus sustente a missão dada a cada um. Após a visita à Casa São Francisco, o Cardeal Kevin Farrell participou do Encontro Geral da Obra, evento anual da Comunidade que reúne membros da comunidade e dos grupos de oração.

Confira mais fotos do momento:

Confira o segundo dia da visita do Cardeal à Comunidade Shalom:

Boletim da Família Shalom

Com o Boletim da Família Shalom a nossa família ficará ainda mais unida. Esse é um canal direto de comunicação entre Governo Geral da Comunidade, a Diaconia Geral, e você que faz parte de grupos de oração, da Comundiade de Vida e da Comunidade de Aliança. A cada mês um novo vídeo com informações diretas do Governo Geral para você.

Assista o Boletim de janeiro:

 

Inscreva-se para receber o Boletim por e-mail: comshalom.org/familiash

Leia mais

Saiba como foi o primeiro dia da visita do Cardeal Farrell ao Coração da Obra Shalom

Cardeal Farrell apresenta aspectos importantes sobre o chamado de Deus


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.