Shalom

Cardeal Kevin Farrell visita o Condomínio Espiritual Uirapuru e comenta a ação do Espírito Santo no lugar

O prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida teve a oportunidade de conhecer o espaço que reúne diferentes comunidades, movimentos e institutos da Igreja.

comshalom

O cardeal Kevin Farrell visitou o Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), local onde há união de diversas instituições religiosas e sociais que, com carismas próprios e missões distintas, desenvolvem atividades de resgate e valorização da dignidade humana, particularmente junto àqueles mais necessitados, proporcionando-lhes retomar a própria vida na manhã deste domingo (22). O prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida teve a oportunidade de conhecer o espaço que reúne diferentes comunidades, movimentos e institutos da Igreja Católica em Fortaleza, capital do Ceará.

Leia também| “O que mais me impressiona no Shalom é a luta contra a indiferença”, partilha Cardeal Kevin Farrell

Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom, partilhou sobre a inspiração do CEU para o cardeal. Segundo explicou Moysés, Frei Hans Stapel, fundador da Fazenda da Esperança, foi quem deu o primeiro passo para a construção do lugar.

“Essa é uma grande graça que vivemos aqui, uma Igreja que vive a comunhão com diferentes carismas, o CEU é um pulmão espiritual para a cidade de Fortaleza”, ressaltou Moysés.

Cardeal Farrell fala sobre Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU)

Após conhecer as expressões da Igreja que vivem no CEU, o cardeal Farrell pode expressar sua percepção sobre o espaço. Ele iniciou comentando que estava muito feliz e que ver aquelas expressões da Igreja reunidas em só lugar o fez recordar a experiência de Pentecostes. O autor da realidade do CEU é o próprio Espírito Santo, o mesmo de anos atrás, segundo comentou o prelado. “Creio que este é o novo Pentecostes”, enfatizou ainda.

“Creio que, na Igreja no mundo inteiro, tem poucos lugares como esse, onde muitos movimentos, instituições e comunidades vivem todos juntos em comunhão, trabalhando juntos […] e isso é o que deve ser a Igreja, esta é a Igreja que o Senhor nos convida a fundar”, comentou.

O representante do Papa Francisco fez questão de pontuar que o que se vive no CEU é um feliz modelo do que é a Igreja, pois todos trabalham juntos com um mesmo propósito, vivendo como irmãos e irmãs. O cardeal Farrell ainda afirmou:

“Na primeira vez que eu encontrar o Papa Francisco após voltar da viagem, vou, com certeza, falar para ele sobre esse lugar.”

Por fim, o prelado agradeceu aos religiosos pelo trabalho desenvolvido no espaço e pediu para nunca perderem a esperança. Ele ainda comentou que as necessidades dos outros fazem com que as expressões da Igreja no CEU sejam indiferentes às dificuldades que se levantam pelo caminho, buscando, em meio a cada uma delas, realizar uma só tarefa: amar.

Confira o segundo dia da visita do Cardeal à Comunidade Shalom:


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.