Dom Caetano Ferrari, OFM
Não há Igreja de Cristo sem a Palavra de Deus e a Eucaristia. E nãohá celebração da Eucaristia e pregação da Palavra sem o chamado e oenvio dos discípulos-missionários por Jesus Cristo. Jesus chamou os quequis para ficarem com Ele e os enviar à missão (cf. Mc 3, 13-14). Nalinha da sucessão apostólica, hoje, os Padres, chamados também deSacerdotes ou Presbíteros, são os discípulos-missionários de Jesus, oBom Pastor que devotava misericórdia preferencialmente para com osdoentes, pobres e pecadores.
Igualmente os Padres de nossa Diocese, à imagem do Bom Pastor,empenham-se para ter esse jeito de ser de Jesus, vivendo próximos dopovo e servindo a todos com zelo pastoral, como homens de misericórdiae compaixão. É por isso que o nosso povo tem grande estima para com osnossos Padres. Enquanto estiveram em retiro espiritual, na semanapassada, nossas comunidades de fé os acompanharam com suas orações.Isso explica porque o retiro foi muito proveitoso e frutuoso.
Como os Apóstolos foram importantes e insubstituíveis para o projetode Jesus, também os nossos Padres o são hoje, A vocação sacerdotal éuma graça de Deus para quem é chamado; e o ministério sacerdotal, umdom de Deus para a Igreja.
Durante o Ano Sacerdotal, somos convidados a orar por mais e santasvocações, e pela santificação dos nossos Padres. Que eles possam, com aajuda do Espírito Santo, deixar se configurar com o coração do BomPastor, e permanecer fiéis à vocação e missão de trabalhar pelo Reinadode Deus, em favor da vida humana, da vida em Cristo e da vida eterna.