“Te pertencer Senhor é o meu prazer”. O trecho da canção foi cantado num lindo coro de louvor e adoração a Jesus no primeiro grande momento do dia no sábado do Congresso de Jovens Shalom. Enquanto o Santíssimo Sacramento passava, jovens do mundo inteiro se rendiam com gestos, palavras e um olhar desejoso de ter um coração apaixonado pelo Cristo.
E o desejo de santidade foi o mote da primeira pregação do dia. “Os santos estão vivos!”. Essa exclamação marcou a fala do padre Cristiano Pinheiro. Para a multidão de jovens no Centro de Formação Olímpica, o sacerdote lembrou que somos “cidadãos do céu” e é para lá que deve ser o nosso caminho. Com uma linguagem jovem e extrovertida, o padre levou para o palco do evento uma surpresa: Santa Teresinha e São Francisco de Assis, dois testemunhos para os jovens. E, claro, o momento foi embalado por música. Encerrando com o padre, também cantor, interpretando a canção “Eterna União”.
A manhã terminou com a Celebração Eucaristia. Na homilia, o padre Denys Lima usou a metáfora do avião. Disse que “na juventude a gente tem força para decolar. E é o Espírito Santo que nos mantém na altura”. E fez um pedido: “usa dez vezes mais a tua força para retornar a Deus”.
A tarde foi dedicada a Nossa Senhora. A co-fundadora da Comunidade Shalom, Emmir Nogueira, formou os jovens com o tema: Sob o olhar da mãe. Começou dizendo que depois de Jesus a coisa mais importante das nossas vidas é Maria. Relacionou o ícone da porta do céu, o testemunho de Ronaldo Pereira e as diversas fases da vida dela para falar de Nossa Senhora. “Todos os tesouros que vem da Cruz de Cristo foram entregues a Maria”, disse Emmir.
E um forte momento de oração mariano marcou o fim da tarde no CJS. Os jovens foram presenteados com um ícone feito especialmente para comemorar os 30 anos do Projeto Juventude para Jesus. O ícone Mãe da Misericórdia foi inspirado na tradição do Carisma que a cada jubileu de aniversário da vocação faz um ícone comemorativo.
Aldeson Matos