Formação

Com a vinda de Cristo, Deus torna-se visível aos homens

comshalom

Segunda leitura
Do Tratado contra as heresias, de Santo Irineu, bispo
(Lib. 4,20, 4-5: SCh 100, 634-640) (Séc. II)

Com a vinda de Cristo, Deus torna-se visível aos homens

Há um só Deus que, por sua Palavra e Sabedoria, criou eharmonizou todas as coisas.

Sua Palavra é nosso Senhor Jesus Cristo, que nos últimostempos se fez homem entre os homens, para unir o fim ao princípio, isto é, ohomem a Deus.

Por isso os profetas tinham recebido dessa mesma Palavra ocarisma profético, anunciaram sua vinda segundo a carne; mediante essa vinda .realizou-se a união e a comunhão de Deus com o homem, conforme a vontade doPai. Desde o começo a Palavra de Deus tinha anunciado que Deus seria vistopelos homens, que viveria e conversaria com eles na terra, que se fariapresente à sua criatura, para salvá-la e ser percebido por ela, livrando-nosdas mãos de todos os que nos odeiam (Lc 1,71), isto é, de todo o espírito depecado, e fazendo que o sirvamos em justiça e santidade enquanto perduraremnossos dias (Lc 1,74-75). E assim, unido ao Espírito de Deus, o homem tenhaacesso à glória do Pai.

Os profetas anunciavam que Deus seria visto pelos homens,conforme diz também o Senhor: Felizes os puros de coração, porque verão a Deus(Mt 5,8).

Contudo, ninguém pode ver a Deus na sua grandeza e glóriainenarrável e continuar vivendo (cf. Ex 33,20), porque o Pai é inacessível. Masem seu amor, sua bondade e sua onipotência, ele chega a conceder aos que o amamo dom de ver a Deus; é isto que anunciavam os profetas, por o que é impossívelaos homens, é possível a Deus (Lc 18,27).

O homem, por si mesmo, não poderá ver a Deus. Mas Deus, sequiser, será visto pelos homens, por aqueles que ele quiser, quando e comoquiser. Deus, que tudo pode, foi visto outrora em visão profética por meio deEspírito, deixa-se ver agora por meio de seu Filho, graças à adoção filial, eserá visto finalmente no reino dos céus como Pai. Com efeito, o Espíritoprepara o homem para o Filho de Deus, o Filho conduz o homem para o Pai lhe dáa imortalidade na vida eterna, que é fruto da contemplação de Deus.

Assim como os que vêem a luz estão na luz e recebem a suaclaridade, também os que vêem a Deus estão em Deus e recebem a sua claridade. Aclaridade de Deus vivifica; portanto, os que vêem a Deus recebem a vida.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *