Formação

Como cristãos temos que nos basear na Igreja sobre política?

comshalom
Sim, entendemos a mesma como mestra de moral e de fé. Sua doutrina se baseia no ensinamento  de Cristo e sua experiência remonta dois milênios de luta pelo bem comum e pela pessoa humana. E é diante de Deus que devemos reconhecer quem é o homem, é a partir de seu ensinamento, contemplação e vivência que se pode colher este ensinamento para a vida.  Como cristãos e homens de boa vontade buscamos na Igreja, perita em Cristo, esta luz para iluminar nossas decisões.

Deste modo , devemos procurar os documentos oficiais, o pensamento da Igreja. É claro que mesmo sendo igreja,  não devemos nos confundir com seus membros, enquanto pessoa humana. A Igreja não deve se pronunciar a respeito de partido ou político, mas dará as luzes para melhor avaliarmos estes. Assim,  devemos ter o filtro crítico de mesmo buscando na Igreja a melhor maneira de escolher o candidato, devemos entender o que é seu ensinamento e o que a opinião e percepção pessoal do religioso.

O que a Igreja oficialmente falar, como CNBB e como vaticano, é o que definimos aqui como a palavra oficial da Igreja, e é esta que em si, posiciona no dia a dia também todos nossos  religiosos  e católicos. Estes , por sua vez, não tem problemas nenhum de apoiarem candidatos ou partidos, com todo o cuidado de não causar confusão sobre o que a Igreja diz, e o que dentro do que ela diz, estes preferiram. As dioceses vêm fazendo também cartilhas adaptadas a cultura e linguagem de seu povo, estas por são muito úteis para o ensino, mas não exclusivas, ajudando bastante a se definir o assunto.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *