Igreja

Comunidade Shalom participa do Congresso Internacional de Pastoral Juvenil

O encontro foi marcado pelo quinto aniversário da publicação da Exortação Apostólica Christus Vivit e traçou as perspectivas para a próxima JMJ em Seul.

comshalom

Rumo a próxima Jornada Mundial da Juventude, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida promoveu entre os dias 23 a 25 de maio, o Congresso Internacional de Pastoral Juvenil, em Roma.

A programação contou com momentos de estudos e reflexões sobre alguns temas da Exortação Apostólica Christus Vivit, que completou cinco anos. 

Este foi o primeiro encontro organizado sob a liderança de Padre Franco Galdino, sacerdote da Comunidade de Vida Shalom. Na ocasião, ele foi apresentado como atual coordenador do Setor Jovem do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, cargo antes ocupado por Padre João Chagas.

Entre as atribuições da sua nova missão, Padre Franco estará a frente dos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude de 2027, que acontecerá em Seul/Coréia do Sul.

Por uma pastoral sinodal

Com o tema, “Por uma pastoral juvenil sinodal: novos estilos e estratégias de liderança”, o Congresso Internacional reuniu cerca de 300 delegados de Conferências Episcopais, acompanhados de jovens de 110 países.

Diácono Victor Hernandez, responsável pelas ações de evangelização da Comunidade Shalom em Roma, representou o carisma no encontro. Ele testemunha a experiência de sinodalidade, com presença de pessoas de diversos movimentos carismáticos e congregações religiosas. 

Para o diácono, foi importante compreender durante o Congresso que o processo sinodal da Igreja “é embasado na oração, na escuta uns dos outros, em um caminho que se faz junto“.

“Um momento forte para mim foi quando, cada um rezava nas suas línguas, cantava nas suas línguas. Colocamos diante do Santíssimo Sacramento os jovens dos nossos movimentos, dos nossos países, das nossas conferências episcopais. Realmente, foi uma grande graça.”

A seguir, confira algumas imagens do Congresso Internacional da Pastoral Juvenil:

Imagens: Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

5 anúncios que não podem faltar no trabalho com os jovens 

O  Congresso foi encerrado com uma audiência com o Papa Francisco. Durante seu discurso, o Santo Padre falou de sua expectativa para que muitos jovens encontrem Jesus, por meio de uma mensagem de esperança, durante os trabalhos da Pastoral Juvenil para a próxima JMJ:

“A Ásia é um continente jovem, um continente cheio de vida, e todavia muitos jovens – sobretudo nas grandes cidades – sofrem de perda da esperança e fechamento em si mesmos, com poucas relações, desmotivados. E o mesmo acontece em todo o mundo. Os encontros de Roma e de Seul constituem oportunidades que Deus nos oferece para dizermos a todos os jovens do mundo: Jesus é esperança para ti, é esperança para nós, é esperança para todos!”

Além disso, para além do empenho para os preparativos para a JMJ de Seul, ele destacou a importância do trabalho diário com os jovens. Sobretudo, ele orienta que é preciso ajudá-los a conservar em seus corações algumas verdades fundamentais, que são:

1. Deus é amor;

2. Cristo salva;

3. Ele vive;

4. O Espírito dá vida;

5. Nossa Senhora ama-te, porque é mãe.

Ao fim de sua fala, o pontífice pediu aos presentes que não deixassem de escutar os jovens, agradeceu-lhes e os encorajou:

“Queridos irmãos e irmãs, obrigado pelo vosso empenho com os jovens e a favor dos jovens! Continuai adiante com coragem, levando a todos a boa notícia que Jesus está vivo, que Jesus é o Senhor: esta é a mensagem de alegria, consolação e esperança por que muitos aguardam. De coração vos abençoo e peço que rezeis por mim. Obrigado!”, concluiu o Papa. 

Imagem: Vatican Media

LEIA TAMBÉM | Episódio de estreia do documentário dos 35 anos conta fatos inéditos do lançamento do PJJ, assista


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.