Shalom

Confira 9 momentos da Comunidade Shalom com o Papa Francisco

Em 13 de março de 2013, o Cardeal Jorge Mário Bergoglio foi eleito à Cátedra de Pedro: primeiro Papa jesuíta e sul-americano e o primeiro com o nome de Francisco.

comshalom

Há exatos 9 anos, após um Conclave com um pouco mais de 25 horas, na Capela Sistina no Vaticano, era eleito o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio como novo papa e sucessor de Bento XVI. A escolha foi anunciada após cinco votações e dois dias de Conclave para escolher o 266º pontífice romano. Estes anos de Pontificado foram caracterizados por iniciativas e reformas para envolver todos os cristãos em um novo impulso missionário, com o intuito de levar o amor de Jesus a toda a humanidade.

Como Igreja rezamos pelas intenções do Santo Padre e celebramos hoje, quase uma década de dedicação apostólica. Relembre nove momentos do Papa Francisco com a Comunidade Católica Shalom:

1 – Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em 2013

Milhares de jovens puderam representar a Comunidade Shalom, inclusive, no stand das vocações havia um espaço para falar sobre o Carisma e adquirir produtos. Havia a participação de missionários voluntários e toda a preparação da Via- Sacra foi feita pela Comunidade. A JMJ contou ainda com a apresentação do Espetáculo Musical Lolek no Festival da Juventude.

2 – Audiência privada Moysés e o Santo Padre em 2016

Moysés e o Papa falaram sobre o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, o aniversário de 35 anos da Comunidade Shalom em 2017, tema principal da audiência, e um novo projeto da Comunidade para evangelizar nas periferias.

(Acervo/Comshalom)

Moysés falou ao Pontífice sobre a Convenção que a Comunidade promove em Roma a cada 5 anos, desde a aprovação pontifícia em 2012. Apresentou-lhe o projeto para o ano de 2017 e o convite para sua participação. “O Papa ficou muito feliz, ficou muito animado com a proposta e manifestou seu grande desejo de estar junto conosco”, disse o fundador.

3 – Jornada Mundial da Juventude na Cracóvia em 2016

Cerca de 1000 jovens peregrinos da Comunidade Shalom estiveram em Varsóvia (vindos de várias partes do Brasil e de mais outros 20 países do mundo) para participar de uma Semana Missionária na cidade, período conhecido como “Pré-Jornada”. Nas atividades missionárias geraram muitos laços de amizade e de comunhão entre os peregrinos Shalom e os jovens e famílias de Varsóvia.

No dia 30 de julho, o Papa encontrou-se com mais de um milhão e meio de jovens na Vigília de Oração da Jornada Mundial da Juventude no Campus Misericordiae de Cracóvia e afirmou que não nascemos para vegetar, mas para mudar o mundo. Francisco declarou que a resposta a um mundo em guerra é a palavra fraternidade.

Segurando a mão do Papa Francisco, de camisa bege e calça jeans, Tahiry Ralambo – hoje consagrado da Comunidade de Vida

 

Leia também | Palavras do Papa aos jovens na Polônia, sede da última edição da JMJ na Europa
Missão Shalom em Varsóvia completa um ano de atividades

4 – Convenção Shalom em comemoração aos 35 anos da Comunidade em 2017

Cerca de três mil jovens, famílias, celibatários e sacerdotes da Comunidade Católica Shalom, oriundos de mais de 26 países, se encontraram em Roma entre os dias 3 e 9 de setembro de 2017, para celebrar os 35 anos da Comunidade. Na manhã de 4 de setembro, o Papa os recebeu em audiência na Sala Paulo VI.

Mais sobre a Convenção 35 anos:

Memória: Relembre as palavras do Papa Francisco à Comunidade Shalom na Cidade Eterna

Missionários do Shalom encontravam o Papa em Roma

5 – Gabriella Dias participa de Pentecostes com o Papa 

(Acervo/ comshalom)

No dia 9 de junho daquele ano, o Papa Francisco oficializou o Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica, denominado CHARIS. Gabriella Dias, missionária da Comunidade Católica Shalom, é uma das integrantes desse novo organismo. Durante os meses que antecederam a Festa do Espírito Santo, os membros da Família Carismática foram convidados a viverem o período de preparação por meio da oração e da intercessão.

Leia também | Entrevista com Gabriella Dias sobre o Charis

6 – Jornada mundial da Juventude no Panamá em 2019

Com cerca de 1000 peregrinos da Comunidade, a JMJ no Panamá foi um marco para a JuventudeSh. Neste evento, Ana Gabriela cantou para o Papa, juntamente com outros cantores, e a banda Missionário Shalom fez um show no palco principal durante a vigília.

Leia também sobre a JMJ Panamá:

Ana Gabriela fala sobre cantar para o Papa
Confira imagens do encontro de jovens Shalom no Panamá

7 – Congresso Eucarístico Internacional em Budapeste 2021

O Papa Francisco presidiu a Missa de encerramento do Congresso Eucarístico Internacional lotando a Praça dos Heróis, um famoso ponto turístico da cidade. Missionários da Hungria e outras Missões na Europa puderam participar e representar o Carisma.

A Comunidade Católica Shalom foi  representada por um grupo de mais de 70 pessoas, incluindo missionários e irmãos da Obra de Budapeste. A Missão de Budapeste esteve presente no Congresso, a fim de evangelizar à luz do Carisma os participantes e população local. Um momento marcante no evento foi o testemunho dado por Moysés Azevedo, que falou sobre a fundação do Carisma Shalom, no Congresso Eucarístico de 1980.

Congresso Eucarístico:

 NEK2020, com gratidão a Deus, Comunidade Shalom acolhe os frutos do Congresso
Confira como foi o testemunho do Moysés no NEK2020

8 – Casais recém-casados da Comunidade recebem bênção do Papa

Na Audiência Geral, é tradicional acontecer o encontro do Papa com os recém-casados, que, conforme os costumes, aparecem na reunião com os mesmos trajes do dia do casamento. Um dos casais foi Abraão de Araújo e Teresa Maria, missionários da Comunidade de Vida.

Também Jonathan Porto e Rebeca Baquit, consagrados da Comunidade de Aliança, receberam a bênção de Francisco, o jovem casal escolheu passar a lua de mel na Itália. Rafael Gota e Adriana Segóvia também não perderam a oportunidade de receber a bênção do Santo Padre.

Confira também:
Jovem casal da Comunidade de Vida encontra Papa Francisco 

Conheça o jovem casal do Shalom que encontrou o Papa Francisco

9 – Missão em Roma presente em eventos com o Papa

Presente em Roma desde 1992 , a Missão Roma representa o Carisma na Cidade Eterna. Missionários, jovens, seminaristas, famílias vivem a experiência de morar e poder participar de eventos oficiais com Papa Francisco, como Santa Missa, Audiência Geral, Ângelus.

A Missão em Roma é hoje também responsável pelo Centro de Evangelização San Lorenzo.  A cada semana realizam eventos de evangelização na Praça São Pedro, no Vaticano.

Leia mais:
Shalom participa da Audiência Geral com Papa Francisco
Roma: jovens com a Cruz da JMJ evangelizam na Praça São Pedro


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.