Notícias

Confira três testemunhos de quem participou do Retiro de Semana Santa Shalom

Três irmãos da Missão de Sobral contam sua experiência com o Retiro de Semana Santa 2021.

comshalom

Nos últimos quatro dias aconteceu o Retiro de Semana Santa, com o tema “Deus nos amou primeiro” (1 Jo 4,19)  que a Comunidade Católica Shalom promoveu de forma online. Com laudes, pregações, adoração ao Santíssimo Sacramento e celebração, os participantes foram inseridos nos mistérios da cruz e ressurreição do Senhor. Apesar de o retiro não ser presencial, muitas foram as graças alcançadas. 

 

Reunimos três testemunhos de irmãos da Missão de Sobral que receberam o choque da ressurreição de Jesus: uma jovem da Obra, uma consagrada da Comunidade de Vida e um irmão casado da Comunidade de Aliança.

 

Maria Elice – Obra Shalom

 

“O Retiro de Semana Santa Shalom foi uma benção na minha vida, pois nunca tinha participado de um retiro como esse e nem vivido verdadeiramente a Semana Santa e o Tríduo Pascal como vive esse ano. Na pregação de Sexta feira Santa, o padre falava que quando o homem se afasta de Deus acha que pode alcançar a liberdade e se realizar, mas acaba se perdendo.

Me vi naquela situação, pois há uns 5 anos atrás me afastei de Deus e me perdi pelo caminho, comecei a sentir um vazio dentro de  mim, perdi o sentido de viver e muitas coisas aconteceram.

E no ano passado no mês de maio comecei a perceber que sozinha não ia conseguir, pois já não tinha mais forças e que só Deus poderia me dar forças para continuar e vencer. A Via-Sacra me tocou muito, ao ver a nossa realidade refleti o quanto Jesus sofreu por amor a nós, pelos nossos pecados. E também quando  julguei o outro sem saber  sua dor. Ou ainda quando não rezei pelos outros que também sofrem com essa pandemia.

Membro da Obra Shalom de Sobral (CE), Elice participou pela primeira vez do Retiro de Semana Santa

 

A celebração da descida à mansão dos mortos me tocou quando foi proclamado que quantas vezes eu cair, o Senhor me perdoará todas as vezes e em caso de queda eu recorresse ao Senhor para reconciliação e rezasse ‘Guardai-me ó Deus’. Isso me deixou aliviada, pois vivia com medo de cair novamente no pecado, de não conseguir resistir.

 

Quinta e domingo as pregações me tocaram em falar de não desistir, porque Deus não desiste de mim. Não desistir de seguir a Cristo. Com tudo que passei e vivo vinha a vontade de desistir, mas hoje posso dizer por mais difícil que seja eu não vou desistir, porque nada pode me separar do amor de Cristo! Só tenho a agradecer a Deus por esse retiro que vivi e foi uma benção.” 

 

Iara Azevedo – Consagrada Comunidade de Vida 

 

Estar participando do retiro de semana Santa Shalom tem sido viver exatamente a experiência, de mais uma vez ser despertada para a possibilidade de uma vida nova, de uma vida nova que foi e é conquistada por Deus em Jesus na Cruz. Ter a consciência que a única coisa que eu merecia era a condenação eterna, e ter a minha vida penetrada pelo amor e pelo olhar de Jesus, renova em mim a graça do primeiro amor e que não posso querer outra coisa senão dá a Ele a minha vida e o meu coração em gratidão por tão grande bondade.

 

“Acorda, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará.”

 

Uma das coisas que mais tem me tocado nesse retiro e tenho refletido é sobre o olhar de Cristo. O seu olhar sobre mim, o seu olhar sobre os meus pecados, o seu olhar sobre a minha vida consagrada, o seu olhar santo me faz desejar viver com Ele esses mistérios santos da Sua Paixão, Morte e Ressurreição. Olhar que me penetra e com sua bondade e misericórdia alcança o mais profundo de mim, mas que, no entanto, também me lança em direção aos outros, aos pobres, aos jovens e a humanidade. 

 

Missionária da Comunidade Vida Shalom em Sobral(CE), Iara experimentou nos últimos dias do olhar misericordioso de Deus na sua vida.

 

Por isso, estar vivendo esse retiro no contexto da pandemia e isolada em casa com minhas irmãs me faz querer viver com elas o sofrimento que paira sobre a humanidade, renovando em mim a graça da intercessão e do amor aos que sofrem. Acreditando que Cristo Ressuscitado e Vitorioso faz novas todas as coisas e vence o sofrimento em si e nos devolve a esperança de sermos filhos salvos e resgatados; e que juntos cantaremos a sua glória e podemos exclamar com grande alegria: ‘O meu Senhor está no meio de nós’.” 

 

Márcio Freitas, consagrado da Comunidade de Aliança  

“Sinto que as tentações e dores que refletimos nesse tempo com a Paixão e Morte de Jesus foram antecipadas com as enfermidades e perdas de vários amigos, parentes e irmãos de Comunidade por ocasião da pandemia da Covid-19. É impressionante a resignificação de tudo o que vivemos com o Senhor, todo sofrimento, pois nada se compara ao sofrido por Cristo, tomando para si o peso de todos os nossos pecados, e que pela Santa Cruz nos amou, redimiu e salvou, nos recriando e dando Vida Nova.

Com sua esposa e filhos Márcio participou do Retiro de Semana Santa Shalom

 

Maria aos pés da Cruz me ensina a permanecer até o fim, mesmo com o coração transpassado pela dor do sofrimento e da morte.

 

Jesus venceu a morte, nos redimiu por sua Paixão e ressuscitando voltou para junto do Pai abrindo para nós as portas do Céu. O retiro de Semana Santa foi este magnífico auxílio no desejo de ser santo confiando na imensa Misericórdia de Cristo.” 

 

Missão Sobral


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *