Institucional

Conheça Frei Patrício Sciadini, especialista em falar “com o coração”

comshalom

frei fotoFrei Patrício Sciadini é sacerdote carmelita, italiano, feliz e apaixonado pelo Brasil. Essas características se destacam quando ele fala sobre si ou quando falam acerca dele. A simplicidade de um dos maiores especialistas em espiritualidade dos santos carmelitas é apenas um meio de ele desaparecer para que o Céu apareça. Frei Patrício estará em Fortaleza em 15 e 16 de novembro, para pregar no Congresso de Espiritualidade “Oração e Missão em Santa Teresa D’Ávila”, realizado pela Comunidade Católica Shalom.

Os escritos de Frei Sciadini são verdadeiros tratados do conhecimento adquirido na intimidade com Deus, certamente pela intercessão de Santa Teresinha do Menino Jesus, a quem ele cita ao concluir reflexões.

“O mundo necessita hoje mais do que nunca, de pessoas felizes, da felicidade que não é feita de cosias, mas que é feita de vida, de amor e de paz. Vai uma pergunta que queima dentro, a qual só você pode responder: o que te falta para ser feliz? Não pense nas coisas. A mim, o que falta para ser mais feliz é um pouco mais de fé, de esperança e de amor. E a você? Que Santa Teresinha, a santa feliz, nos abençoe”, escreveu em seu perfil no Facebook, onde posta frequentemente “homilias internetianas”. Essa foi dedicada ao dia de Todos os Santos e começa assim: “Ser santo é o ideal mais belo”.

Autor de vários livros publicados pelas Edições Shalom, ele nasceu em Arezzo, na Itália. Quando jovem, após a ordenação sacerdotal, veio para o Brasil, apaixonou-se por esta terra e naturalizou-se brasileiro. Mora no Egito desde 2010, onde serve a Igreja como provincial dos carmelitas descalços. Fala sobre sua história constatando o amor e a misericórdia de Deus, presentes na vida de cada pessoa.

“Não tive a graça e a sorte de conhecer meu pai. Ele morreu oito meses antes de meu nascimento. Minha mãe Domênica estava grávida de um mês quando a guerra, triste guerra, matou o meu pai. (…) O pai, mesmo que não o tenhamos conhecido, trazemo-nos dentro de nós. Há um grande desejo de imitá-lo (…). ‘Sejais perfeitos como é perfeito o vosso Pai que está no céu’ (Mt 5, 48)”. Livro “Ser pai com o coração de Deus”.

Mas é sobre Teresa D’Ávila, a grande reformadora do Carmelo e mestra no caminho de volta à oração, que Frei Patrício falará. Sobre o pensamento da santa, escreve no livro “Nada te perturbe”:

“O ser humano que não encontra a Deus anda perdido e sem alegria na sua vida. É como um castelo desabitado, cheio de fantasmas, poeira e animais peçonhentos. Já uma alma habitada pelas três divinas Pessoas é um castelo de cristal preciosíssimo, todo luminoso, cheio de paz e de alegria humana e espiritual”.congresso1

Ele promete falar “com o coração”. Dessa forma, tudo o que há de bom no coração do carmelita se voltará para se referir a Deus em Teresa D’Ávila.

“Estou feliz, em alguns dias estarei no Brasil para o encontro da Comunidade Católica Shalom, falando nos dias 15 e 16 sobre Santa Teresa D’Ávila ‘Oração e Missão’. Este ano celebramos no Carmelo e na Igreja, os 500 anos desta grande santa, doutora da Igreja. Creio que as palestras serão transmitidas pela internet; se te interessa pode ser que seja bom para conhecer melhor Santa Teresa. Falarei com o coração. Seja Feliz e que Santa Teresinha nos abençoe”, postou em 5 de novembro.

O Congresso de Espiritualidade abre a preparação do Shalom para os 500 anos de Santa Teresa. Participarão também Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, respectivamente fundador e cofundadora da Comunidade. Inscreva-se aqui.

 

Emanuele Sales


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *