Notícias

Conheça o ícone da Mãe de Deus e o médico de Crimeia

Fé e ciência, técnica e oração são fundamentais na recuperação de um enfermo.

Uma imagem que tem inspirado os profissionais de saúde ao redor do mundo.

O ícone é definido classicamente como a Palavra de Deus desenhada em linhas e cores. Eles revelam mais do que os olhos podem ver em um primeiro momento, daí surgiu outro conceito bem antigo atribuído para  estas peças sacras: o ícone é uma janela para a eternidade.

Neste período de pandemia foi resgatado na internet um ícone grego que inspira consolação e esperança e  nos remete para as coisas do alto, em um tempo de crise e caos. Nele se observa São Lucas, médico e evangelista, conduzindo um  médico cuidando de seu paciente. Nossa Senhora abençoa o médico e o enfermo, como sugerem as mãos da Virgem. A imagem é conhecida como o ícone da Mãe de Deus e do médico de Crimeia, uma referência a São Lucas.

Ao centro da imagem, na parte superior, Cristo o médico dos médicos ministra a bênção. Suas vestes indicam sua humanidade e divindade que convivem sem confusão, a estola aponta para sua índole sacerdotal. Tecido vermelho une hospital e uma torre de Igreja. Estetoscópio e uma Bíblia aparecem sobre uma mesinha, não sem razão. Podem apontar que Fé e ciência, técnica e oração são fundamentais na recuperação de um enfermo.

O ícone de autor desconhecido até o momento está sendo apresentado como uma homenagem a todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente neste momento crítico pelo qual passa a humanidade. Estes profissionais também têm sido alvos constantes das orações do Santo Padre. Durante a Via Sacra desta Semana Santa, alguns destes profissionais participaram das orações e ainda no mesmo dia, Papa Francisco telefonou para um programa de TV italiana para, entre outras mensagens,  homenagear os trabalhadores da área da saúde.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *