Com certeza você já participou de algum evento do Projeto Juventude para Jesus, mas você sabe dizer como ele nasceu?

Vem com a gente, que vamos contar!

Lá nos primórdios da Comunidade, quando tínhamos apenas 6 anos de caminhada, nossa Obra crescia em quantidade e diversidade, até que… percebemos que nossa jovialidade missionária precisava de um novo vigor. O que fazer então?

A solução foi dobrar os joelhos e pedir ao Senhor um direcionamento. Foi então que Deus começou a gerar o desejo de um trabalho pastoral no interior da Obra com os jovens. Gerada pelo Espírito e apurada em discernimento com o Conselho Comunitário, a ideia tornou-se efetiva.

O lançamento oficial do Projeto Juventude para Jesus ocorreu na cidade de Fortaleza, no dia 21 de maio de 1989, no Ginásio Aécio de Borba, durante uma tarde de louvor intitulada “Juventude para Jesus”.

Cerca de cinco mil jovens da Renovação Carismática, de outros movimentos e também que não participavam de nenhum movimento da Igreja, estiveram presentes em uma tarde de festa e de bênçãos. Também esteve presente o cardeal arcebispo de Fortaleza, Dom Aloísio Lorscheider, que motivou-nos com sua palavra e sua bênção.

Além de louvor, oração e pregações, foram apresentados dois grupos de danças cristãs, ressaltando a importância da arte como meio de evangelização. O dia foi encerrado com uma grande Celebração Eucarística.

Naquele momento o Projeto Juventude para Jesus foi a nossa resposta às palavras do Papa Paulo VI: “A esperança da Igreja reside na juventude”.

Você deve estar se perguntando: e o Acamps e o CJS, quando surgiram?

Foi ainda neste mesmo ano que iniciaram os trabalhos de organização estrutural e material, através de uma campanha para a montagem de uma casa onde funcionaria o Projeto, e também onde se organizaram os trabalhos de ação pastoral como I Congresso de Jovens Shalom (23 e 24 de setembro de 1989) e o I Acampamento de Jovens Shalom (23 a 29 de julho de 1990).

Desde então, uma multidão de jovens de diferentes culturas têm encontrado a verdadeira liberdade em Jesus Cristo.

Assim, por meio de vigílias, acampamentos, congressos, jornadas e muito mais, o PJJ vai ao encontro de jovens do mundo inteiro para formá-los em uma vivência da juventude segundo os ensinamentos de Jesus e Sua Igreja, e à luz do Carisma Shalom.



Você com certeza já ouviu falar de Ronaldo Pereira, um consagrado jovem da Comunidade de Vida que foi o primeiro irmão da Comunidade a fazer a sua páscoa… mas você conhece a história dele?
Calma, vamos te contar logo abaixo:

Ronaldo nasceu em Fortaleza, em 30 de agosto de 1970, filho de João Silveira e Socorro Pereira e foi batizado quase quatro meses depois, em 18 de dezembro.

Por volta dos dezesseis anos, Ronaldo começou a se interessar por certas ideologias marxistas que, à primeira vista, ofereciam elementos que poderiam ajudá-lo a fazer uma grande revolução social. Todavia, pouco tempo depois, em meados de 1987, iniciou uma amizade com uma colega de colégio que passou a falar sobre a sua experiência com um grupo de oração para jovens da Comunidade Shalom.

Dias depois, ele convidou sua mãe e sua irmã Suely para participar de uma noite de louvor promovida pela Comunidade, em prol da compra da Rádio Guarany. No evento, Ronaldo recebeu de Moysés Azevedo a profecia que mudaria completamente sua vida: “Há um jovem aqui que nunca mais será o mesmo”!

Passados mais alguns dias, Ronaldo ingressou no grupo de oração El Shadai, junto com sua irmã Suely. Alguns meses depois, assumiu o pastoreio do mesmo grupo e já estava completamente engajado na Obra.

Em 1990, começou a participar do grupo vocacional e, em 18 de fevereiro de 1991 iniciou o seu primeiro ano como Comunidade de Vida, na missão de Pacajus, onde assumiu a coordenação do Projeto Juventude para Jesus (PJJ), até ser transferido para Fortaleza em 1992, para também coordenar o PJJ, que teve um grande crescimento a partir do seu empenho e ardor missionário.


Em fevereiro de 1995, Ronaldo era o responsável pelas atividades apostólicas da Comunidade, por isso, precisou ir a Natal/RN, com Moysés e Goretti Menezes, a fim de ajudar a resolver uma complicada questão da rádio que a Comunidade administrava naquela cidade.

Na volta da viagem, na madrugada do dia 17 de fevereiro, o carro em que os missionários viajavam sofreu um acidente e Ronaldo acabou falecendo, devido a uma forte pancada que recebeu na cabeça. Ele tinha apenas 24 anos, sendo o primeiro consagrado da Comunidade Shalom a ingressar na eternidade.

Após sua páscoa, sua memória começou a ser preservada através dos jovens da Obra Shalom. Em todos os Projetos Juventude das missões que existiam na época, bem como, nas que surgiram após 17 de fevereiro de 1995, surgiram fotos, banners, santinhos, camisas, bottons, gravações e outros materiais que estampavam o rosto do Ronaldo, que passou a ser modelo maior ainda de oferta de vida e desejo radical de santidade.

Certa vez, Ronaldo afirmou que queria dar até a última gota do seu sangue pela evangelização dos jovens. Por causa da hemorragia causada pelo acidente, ele realmente perdeu todo o sangue, o que nos habilita a dizer que: sim, Ronaldo Pereira da Silveira literalmente deu a sua vida pelo anúncio do Reino.

Copyright © 2024 Comunidade Católica Shalom | Design e Desenvolvimento Comunidade Shalom