Esporte, entretenimento, dança, música, humor, rima e bate-papos sobre assuntos atuais são algumas das atividades que se pode encontrar em dois espaços do festival que é mais que música, é cultura e radicalidade. Os espaços Cultural e Adventure estão separados fisicamente, mas se conectam tanto pelas atrações culturais que reúnem centenas de pessoas, quanto pelas novidades trazidas à esta edição do Festival.
Um lugar com o “rosto” dos jovens
O espaço mais atrativo para os jovens é o Adventure, onde muitos participam porque foram atraídos pelo desejo de radicalidade, e a buscam nos esportes, como nos campeonatos de BMX ou de skate. Porém, no decorrer da noite se deparam com outro tipo de radicalidade, e descobrem que este era o verdadeiro desejo de seus corações. Uma novidade para esta edição é a inclusão da arte do grafite, que todas as noites é usada para expressar uma imagem de um santo da Igreja Católica ou para homenagear alguém. No caso desta terceira noite o homenageado foi o fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, expressa através de uma frase atribuída ao mesmo, em referência à sua oferta de vida: “Pela igreja, pelos homens, pelos jovens”.
Como marca do festival, no Adventure também acontece o momento da adoração ao Santíssimo Sacramento que, em meio a todas as atividades, tem gerado experiências de transformações de vida. Um dessas experiências foi presenciada pela Flávia Maia, que há anos serve neste lugar dedicado aos jovens, e que teve sua consagração de vida renovada ao ver a conversão de um jovem depois de uma adoração: “Eu recordo de um jovem que tinha uma experiência espiritual bem diferente, com um ‘cosmo’ (energia do universo para a astrologia) e, a partir daquela adoração, afirmou que o ‘cosmo’ da sua vida era Jesus Cristo”.
Uma conquista feita dia após dia, discreta e estratégica é a característica da evangelização dos missionários que ali servem, muitas vezes “infiltrados”, tanto na plateia como na pista. A Sarah Moreira tem 18 anos, participa do evento desde os primeiros anos de vida, porém há um ano, depois de um tempo distante de Deus, retornou para o grupo de oração shalom e, pela primeira vez, está servindo “infiltrada” na plateia. “Eu acho incrível esta iniciativa de estarem, a cada ano, querendo atrair os jovens para a pista de skate, e eu também trago uma inquietação com aqueles que estão hoje em outros lugares distantes de Deus, e pretendo evangelizá-los com a minha história”, disse ela.
Uma cultura que transforma vidas
Outro espaço que também está inovando é o Espaço Cultural, numa junção de outros três espaços que em edições passadas estavam separados. São eles: o cinema, o talk show e a tenda eletrônica. Trazendo temas frequentemente discutidos na atualidade, principalmente nas redes sociais, como, por exemplo, o tema do sofrimento não como um fim, mas como um meio e como possibilidade de sentido na vida humana, os Talk’s Show são atrações que reúnem profissionais e estudiosos para uma conversa agradável.
Duas novidades para este ano são as apresentações humorísticas e a exibição da série cristã The Chosen, esta que já ganhou milhões de visualizações por meio seu do Aplicativo oficial e de streaming de filmes. A série internacional tanto pode ser assistida no telão do espaço como também através do Talk Show, onde os representantes da série no Brasil interagem com o público por meio de perguntas e respostas.
Um dos espaços que atraiu mais de 200 jovens nestes primeiros dias foi a tenda eletrônica, onde DJ’s fazem o show e, num momento determinado, dão lugar a um momento de oração, no qual os jovens permanecem e colocam-se sedentos por uma experiência que vai além da dança ou da música. Ana Paula Rocha, em entrevista ao comshalom, relatou que é nítido o desejo dos jovens que, muitas vezes distantes de Deus, e com razões diversas para saírem daquele momento de oração, não só permanecem como também se abandonam naqueles minutos de transbordamento do amor de Deus: “É gratificante perceber o quanto a humanidade, em especial os jovens, tem sede de Deus. Eles permanecem para receber oração porque sentem necessidade de saciar esta sede do Amor de Deus”, concluiu Paula, consagrada da Comunidade de Aliança Shalom.
Serviço
Festival Halleluya 2023 – entrada gratuita
Quando: 19 a 23 de Julho
Mais informações: www.festivalhalleluya.com
Siga o Halleluya nas redes sociais:
Instagram
Facebook
Youtube