Notícias

Curso de Teologia do Corpo para iniciantes: ainda é possível participar

O curso iniciou no dia 29 de abril e tem pessoas de vários lugares do país participando. Ainda é possível participar dos próximos e receber conteúdos sobre os módulos anteriores. Quer saber como? Leia mais.

comshalom

A Teologia do Corpo é o nome dado pelo Santo Padre, o Papa João Paulo II, como título de trabalho para suas primeiras catequeses, ministradas entre 1979 e 1984, durante as Audiências Gerais, nas quais meditou sobre o amor humano em seus vários aspectos, tomando o corpo humano em toda a sua dimensão, o considerando como o único “capaz de tornar visível o que é invisível: o espiritual e o divino.”

Inspirado pelo seu tema de conclusão do curso de Teologia e ainda, em razão deste tempo em que vivemos, o Padre Cledison Reis, Missionário Consagrado da Comunidade Católica Shalom, hoje em missão na cidade de Belém-PA, iniciou a realização de um curso online sobre o tema da teologia do corpo.

O curso abarca temáticas especiais voltadas à todos os públicos: jovens, adultos, casais, celibatários, leigos e consagrados; e foi dividido em cinco módulos a serem transmitidos semanalmente pelo canal do Youtube da Missão Belém.   

A abordagem das formações é no sentido de desenvolver a teologia do corpo como pedagogia do corpo; como um processo de reconstrução da afetividade e da sexualidade à Luz da Palavra de Deus, trazendo, através dos ensinamentos do Papa, um verdadeiro processo de redenção do corpo, deixando que o Espírito gere essa conversão na nossa história 

O curso iniciou no dia 29 de abril, o 1º módulo, com mais de mil inscritos, obtendo como primeiro módulo “Teologia do corpo: introdução”, em que Padre Cledison tratou acerca da pedagogia do corpo, fundamentando sua abordagem nas catequeses do Papa São João Paulo II. 

O 2º módulo, realizado no dia 05 de maio, teve como ponto central “Teologia do corpo e os jovens – O valor da castidade: Amor versus luxúria”, no qual foi levantado aspectos a respeito do valor da sexualidade a partir do catecismo da Igreja Católica bem como a importância da vivência da castidade.

Nas próximas semanas acontecerão os demais módulos que terão como temas:

  • 3º módulo | 20 de maio – “Teologia do corpo para noivos: o dom de si.”;
  • 4º módulo | 27 de maio – “Teologia do corpo para consagrados e religiosos: significado esponsal do corpo.”
  • 5º módulo | 03 de junho – “Teologia do corpo para casais: meu corpo feito para o amor.”

Após esses módulos acontece um Módulo bônus, no dia 10 de junho, com a participação especial de irmãos da Comunidade Católica Shalom que atuam dentro da temática. Porém, para receber o material complementar é necessário a inscrição (disponível no link abaixo).

INSCRIÇÃO PARA O CURSO DE TEOLOGIA DO CORPO PARA INICIANTES

YOUTUBE SHALOM BELÉM

Convite especial

Todos estão convidados para participar e aprofundar neste tema tão valioso, adentrando na dimensão do corpo humano como expressão e dom de si e de um Amor autêntico e verdadeiro, a partir da concepção teológica trazida pela Igreja Católica, entendendo que somente por meio da entrega total de si, se descobre o significado esponsal do corpo.   

“Quando pensei na realização deste curso da teologia do corpo o que me vinha no coração é que se faz necessário que a gente se coloque muito ao lado das pessoas que passam por grandes desafios, também no campo da afetividade e da sexualidade; pessoas que nunca tiveram algum tipo de conhecimento sobre o tema. Acredito que esse tema vai ajudar a iniciar um processo de cura. É evidente que o conhecimento não vai respaldar toda a necessidade que temos porém, é uma porta que se abre para que se possa repensar o modo como vivemos. Vai ser um curso que vai dar às pessoas que participarem o conhecimento a ser aplicado na vida, por isso que eu quis tematizar a teologia do corpo, que nas catequeses do Papa São João Paulo II também chama de antropologia integral – a verdade sobre o homem, ou seja, um estudo sobre o homem, que o considera na sua totalidade, como corpo, como alma, como psique; homem não de modo parcial, uma vez que existem visões que o reduzem a uma certa perspectiva. A teologia do corpo é bela por ter essa visão mais ampla, integral, por partir da fonte que são as Sagradas Escrituras e ao mesmo tempo por partir das raízes mais profundas para que assim o homem possa fundamentar as características da sua humanidade partindo daquilo que é essencial e claro, para que se tenha como modelo perfeito, o modelo acabado de homem (humanidade perfeita), em Jesus Cristo. Devemos caminhar para possuir essa humanidade perfeita, processo esse que começa aqui e se conclui na eternidade, quando seremos santos e participaremos da felicidade eterna, da vida bem aventurada. Na teologia do corpo e através dos ciclos nós estamos sempre em contato com a palavra, com as Sagradas Escrituras, sendo importante esse diálogo com Cristo para que a partir dEle se possa compreender como devemos ser, de qual a visão correta sobre o homem.” (Pe. Cledison Reis). 


VEJA O QUE PESSOAS QUE ESTÃO PARTICIPANDO DO CURSO ESTÃO DIZENDO:

 

Brenda Figueiredo – Postulante da Comunidade de Aliança da Comunidade Católica Shalom

“Esse curso foi sem igual, me esclareceu muitas dúvidas, fui vendo a riqueza que temos disponível para nos aprofundarmos, que é necessário sempre buscar mais sobre esse assunto. A oração foi muito forte, o sentimento de liberdade o tocou meu coração de forma a me inquietar a declarar o que o padre sugeriu sem medo de julgamentos, mas em vista dos jovens: eu sou virgem e não tenho vergonha disso.”

Patrícia – Rio de Janeiro

“Gostei bastante, principalmente pelo material, a revisão pra fazer um link com o material de hoje. Como nossa Igreja é rica, tanto material que não usamos… Está sendo de muita valia para tratar com os jovens.   Gratidão… Shalom…” 

Camila, 30 anos, casada, mãe de 3 filhos, da RCC

“Bem no início fiquei muito confusa pois não entendia muito bem do assunto e é tudo novo pra mim. Nem sabia que existia Teologia do corpo, então algumas palavras termos e significados eram muito confusos e desconhecidos para mim. Mas do meio ao fim da aula tudo se tornou mais claro e fiquei muito impressionada com a profundidade do assunto e quão maravilhoso e rico ele é  principalmente para nosso crescimento  espiritual.”


 

Chegou agora e quer os conteúdos anteriores?
Para ver o conteúdo dos dois primeiros módulos é só acessar os links abaixo:
1º dia: Teologia do Corpo – Introdução e bases.
2º dia: Teologia do corpo e os jovens – O valor da castidade: Amor versus luxúria

Para aprofundar ainda mais sobre o tema, indicamos o livro:
“Teologia do Corpo – O amor humano no plano divino.”
Você pode encontrar esse e outros livros Católicos no site da LivrariaShalom.org

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *