Notícias

Doação de sangue: Você pode salvar vidas neste tempo

O som da esperança também resgata a saúde dos enfermos.

comshalom

No domingo passado (07/06), o a Comunidade Católica Shalom transmitiu o evento Halleluya Solidário em seu Canal no YouTube. Parceiros na evangelização como a WebTV Canção Nova e a REDEVIDA de televisão também compartilharam o som da solidariedade, que chegou até a casa de milhares de pessoas em todo o mundo com a melhor programação da música católica.

O que nem todo mundo sabe é que a Doação de Sangue também é uma marca registrada do Festival Halleluya. Com recordes de número de doadores em suas edições anuais em grandes capitais do nordeste do Brasil como Fortaleza, muitos participantes do Halleluya ajudam de forma direta no preenchimento dos bancos de sangue do país. No ano passado, o Festival Hallelluya superou o número de doações de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce).

Neste tempo, em que a humanidade atravessa a grave pandemia de Covid-19, os postos de coleta de sangue permanecem abertos, mediante agendamento online, para maior organização. Mais do que nunca, a doação de sangue é um gesto concreto de amor com o próximo, uma vez que os bancos continuam precisando de reposição nesta quarentena.

Seja um doador

Segundo o Ministério da Saúde, podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto. Menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Além desses critérios, existem impedimentos temporários e definitivos para a doação. São estes:

Temporários

Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
Período gestacional;
Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
Amamentação: até 12 meses após o parto;
Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
Extração dentária: 72 horas;
Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses;
Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses;
Transfusão de sangue: 1 ano;
Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;
Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).

Definitivos

Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;
Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue:  Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
Uso de drogas ilícitas injetáveis;
Malária.

____________

Caso você não apresente nenhum destes impedimentos acima, pode doar sangue normalmente. Procure de forma online o centro de coleta da sua cidade, cadastre-se e agende o seu horário. No Ceará você pode fazer o agendamento da sua doação de sangue [AQUI].


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *