Neste sábado, 7 de dezembro, a Igreja celebrou o 10º Consistório Ordinário Público, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Na cerimônia conduzida pelo Papa Francisco, 21 novos cardeais foram criados, entre eles Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (CELAM).
Dom Jaime Spengler, franciscano de 64 anos, recebeu o título de S. Gregorio Magno alla Magliana Nuova, igreja situada no bairro Portuense, em Roma. O título simboliza sua missão de colaborar com o Papa na condução pastoral da Igreja. O arcebispo gaúcho também é membro de importantes dicastérios da Santa Sé: o de Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos e o de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.
O novo cardeal escolheu como lema Gálatas 6, 14: “Quanto a mim, que eu me glorie somente da cruz do Nosso Senhor, Jesus Cristo. Por ele, o mundo está crucificado para mim, como eu estou crucificado para o mundo”.
Prepare seu coração para receber Jesus | Visite nossa página especial de Advento
Presença da Comunidade Shalom
A Comunidade Católica Shalom, em espírito de comunhão, esteve presente na cerimônia. Alguns membros tiveram a oportunidade de saudar Dom Jaime Spengler pessoalmente, expressando o reconhecimento e a gratidão pela nova missão que ele assume. Em um gesto simbólico, presentearam o novo cardeal com uma réplica do ícone central da Igreja do Ressuscitado que Passou pela Cruz, localizada na sede da Comunidade em Fortaleza. O presente representa a unidade e a disposição da Comunidade em continuar servindo a Igreja.
Chamado à comunhão e unidade
O consistório foi um testemunho da universalidade da Igreja e do chamado à unidade. Como destacou o Papa Francisco em carta enviada aos novos cardeais antes da cerimônia, o título cardinalício simboliza “a pertença que exprime a unidade da Igreja e o vínculo de todas as Igrejas com a Igreja de Roma”.
Leia também
Esperança é tema de mostra com mais de 100 presépios no Vaticano
O que é o Jubileu da Esperança e como viver esse tempo de graça?